segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sonic - The Hedgehog (Mega Drive)

Menu Principal do Jogo

Sonic the Hedgehog (ソニック・ザ・ヘッジホッグ, Sonikku za Hejjihoggu) é um jogo eletrônico criado pela Sega em 23 de junho de 1991 para o Mega Drive, e lançou a carreira do ouriço Sonic. O jogo realmente alavancou o Mega Drive na América do Norte (onde o console é conhecido por Genesis), e substituiu Altered Beast acompanhando o console.
Em Dezembro de 1991 foi lançada uma conversão em 8-bits para o Game Gear(console portátil da Sega) e Master System (que fazia sucesso no Brasil e na Europa).

História

Um cientista louco chamado Dr. Eggman quer dominar o mundo roubando as Esmeraldas do Caos, e para isso montou uma base na ilha em que Sonic mora, e transformando os animais da ilha em robôs escravos. Sonic não gostou nada disso e resolveu acabar com os planos de Eggman. Especialmente porque as Esmeraldas só podem ser encontradas por Sonic, quando ele entra em uma zona criada por sua velocidade.

Jogabilidade

O jogo é um típico plataforma, com fases dividido em 3 atos, no qual no terceiro se enfrenta Robotnik como o chefão. O jogo era centrao 10 minutos.
O jogo não salva nem possui passwords; exceto com artimanhas, o jogador tem de jogar direto e recomeçar tudo de novo se acabarem os continue. Mas há algumas inovações: terrenos inclinados e Sonic,por ser um ouriço, podia matar inimigos encolhendo numa bola e "atropelando-os". Encolhndo-se em ladeiras dava impulso dade em subir ladeiras, "loops" de 360 graus só são atravessado se já tiver velocidade, e Sonic é "freado" e tem dificuldade de pular dentro d'água

Itens

Ao longo dos estágios, há anéis, e se Sonic tiver pelo menos um, não morre ao ser atingido (apenas perde-os). 100 anéis dão uma vida e com 50 anéis no final de um ato, pode-se adentrar a fase especial para tentar recuperar Esmeraldas.
Há monitores espalhados pelos estágios. Os com um anel dão 10 anéis; os com um sapato aceleram o jogo; os com Sonic desenhado dão uma vida; os com uma névoa azul dão um escudo; e um com estrelinhas dão invencibilidade temporária.
Quando Sonic passa por um poste este serve de "check point", no qual Sonic recomeça se morrer.

Fases

  • Green Hill Zone (Zona Colina Verde): Uma planície gramada, com lagos e chão "xadrez", que se tornaria marca registrada, sendo o padrão para "primeiras fases" da série. É uma fase tão popular que voltou em jogos como Sonic Battle, Sonic Adventure 2, Sonic the Hedgehog 2 versão 8 bits como remake, Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood, teve um remake no jogo Sonic Advance 3, como Sunset Hill e agora, para comemorar os 20 anos da franquia e do jogo, um novo remake de Green Hill Zone foi feito para Sonic Generations, nas fases clássica e moderna.
  • Marble Zone (Zona Mármore): A Zona do Mármore é ambientada na cultura greco-romana, cheia de caminhos subterrâneos, plataformas móveis, obstáculos, lava e montanhas de calcário.
  • Spring Yard Zone (Zona Pátio Mola): Na cidade, com paredes treliçadas e vários equipamentos de pinball, como molas e flippers, e algumas esferas com espinhos. Fase noturna e nublada, precursora da Casino Night Zone, de Sonic 2.
  • Labyrinth Zone (Zona Labirinto): Labirinto com cachoeiras (armadilhas), muitas partes com água, sendo a primeira fase com água. Sonic pode ficar 20 segundos submerso até começar uma contagem regressiva (5 respirações em contagem decrescente - 12 segundos) no qual ao fim Sonic se afoga. Pode se salvar saindo da água ou coletando bolhas de ar.
  • Star Light Zone (Zona Luz Estelar): Um nível urbano, com caminhos semelhantes a uma montanha-russa, além de gangorras e ventiladores que dão impulso,que só com muito fôlego sonic passa. Alguns inimigos são indestrutíveis, como bombas que se ativam quando Sonic se aproxima.
  • Scrap Brain Zone (Zona Cérebro de Sucata): A cidade-indústria de Robotnik, com perigosas motoserras e blocos giratórios que desaparecem, alem da repetição de Labyrinth Zone (só que com chão cinza e água roxa). Há confronto com Robotnik no Ato 2 (no qual ele se esconde num campo de força e foge. Ao final do ato 3, Sonic irá diretamente para a Final Zone. Metallic Madness foi baseada nela.
  • Final Zone (Zona Final): Dentro de um grande motor, 4 espécies de cápsulas tentam esmagar Sonic, uma delas com o doutor dentro e raios energéticos (faiscas de detonação) são soltos. Sonic não possui um único anel.
  • Special Stages (Fases Especiais): Nestas fases especiais, Sonic se transforma em uma bola e rola por um campo cheio de objetos de colisão chamados "bumpers". O objetivo das fases é pegar a Esmeralda do Caos que se encontra no meio de uma barreira de "cristais", evitando ser jogado para o Goal.

Gráficos

Os gráficos são alguns dos mais complexos da geração 16-bit, com animação em praticamente todo item, e utilizando toda a paleta de cores do Mega Drive. Os personagens foram desenhados por Naoto Ohsima, e os níveis, por Jina Ishiwatari e Reiko Kodama.

Música

A música de Sonic foi composta por Masato Nakamura, do grupo japonês Dreams Come True (que fez a estréia de Sonic em sua turnê nacional em 1990, ao estampar Sonic no ônibus e distribuiu panfletos). A música foi feita num computador Atari, com o limite de 4 sons simultâneos.
Nakamura fez a música simultaneamente com um álbum do DCT (tanto que 2 músicas, a de Green Hill Zone e Star Light Zone, viraram músicas do grupo), a partir de ROMs inacabados e descrições das fases por parte dos produtores. Ele quis dar um "tom cinematográfico", com músicas calmas em fases tranquilas, músicas mais intensas na hora de batalhar chefes, etc.
Remixes de músicas de Sonic são populares na internet. A banda brasileira Megadriver fez uma versão. Um espanhol chamado Gori Fater tocou as músicas no piano, com partituras e um vídeo.

Versões

8 bits

Esta versão para Master System e Game Gear, apesar de compartilhar algumas semelhanças, é muito diferente da versão de Mega Drive.

Game Boy Advance

Em 2006, aproveitando o 15º aniversário de Sonic, a Sega of America anunciou uma conversão de Sonic 1 para o Game Boy Advance, denominada Sonic the Hedgehog Genesis. O jogo fora refeito um sistema para salvar progresso, e um modo Aniversário em que pode se usar o Spin Dash (movimento em que Sonic toma impulso parado, que só estrearia em Sonic 2). O jogo fora redimensionado para caber na tela larga do GBA, e um modo de selecionar fases fora incluído. Mas o jogo fora muito mal-recebido por ser extremamente lento e cheio de bugs.

Compilações

  • Na compilação para o Sega Saturn, Sonic Jam, Sonic 1 tem uma leve modificação: o Spin Dash.
  • Compilação Sega Smash Pack para Dreamcast Wrestle War.
  • A compilação Sonic Mega Collection foi o primeiro Sonic para um console Nintendo, o GameCube. Sonic 1 está na versão "original", sem alterações.
  • Sonic Mega Collection Plus foi lançada par o Xbox e o PlayStation 2. Esta versão também inclui Sonic para Game Gear
  • Sonic Adventure DX: Direcomo bônus.
  • Sonic Gems Collection(GameCube, PS2)nclui Sonic para o Game Gear.
  • Sega Genesis Collection (PS2, PSP) inclui 28 jogos de Mega Drive, dentre eles o primeiro e segundo Sonic.
  • Sonic Classic Collection (Nintendo, Nintendo DS) inclui os 4 primeiros jogos e mais dois extras, entre ele, o primeiro Sonic, ao contrario da conversão Advance, esse mantem a trilha sonora original.

Outras

  • Uma conversão para celulares Panasonic foi feita pelo próprio Sonic Team, e lançada em 2005. A única diferença é a falta de fases especiais.
  • O arcade europeu Mega Play, com jogos do Meg Drive, incluia Sonic. Nessa versão, não há fases especiais, e há um tempo limitado para terinar cada fase.
  • Em 2006, o jogo fora disponabilizado no Virtual Console do Nintendo Wii.
  • Em 2007, o jogo entrou na Xbox Live Arcade, com direito a alterações gráficas, opção de salvar e quadro de scores online. Mas trapaças não funcionam.
  • Uma versão para iPod nano, iPod clasic e Pod nano foi lançada em 2007 no iTunes.
Site de Origem