segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sonic the Hedgehog 3

Sonic the Hedgehog 3 ou simplesmente Sonic 3 é o terceiro jogo estrelado pelo ouriço Sonic. Foi lançado para Mega Drive em 1994. Marcou a estréia de Knuckles.
Foi também o primeiro jogo da série com possibilidade de salvar progresso.

História

Ao fim de Sonic 2, o Death Egg (Ovo da Morte) de Eggman caiu na Ilha Flutuante (Floating Island, ou Angel Island. A ilha é esconderijo da Esmeralda Mestre e Eggman resolve usá-la para consertar sua estação espacial. Ele então engana o guardião da esmeralda, Knuckles dizendo que Sonic deseja roubá-la. Então Knuckles passa a ajudar erroneamente Eggman. Ao derrotar Eggman na "Base do Lançamento" (Lauch Base), Sonic e Tails caíram no "Vale do Cogumelo" (ou "Colina do Cogumelo" - Mushroom Hill). O enredo deste jogo se confunde com o do jogo Sonic & Knuckles.

Jogabilidade

Diferenças

Os comandos são executados ao apertar duas vezes o botão de pulo. Com o Flame Shield, o jogador é impulsionado para frente. Com o Water Shield, Sonic fica quicando no chão, e o Lightning dá um pulo Duplo. Sem nenhum escudo, cria uma barreira que permanece por cerca de um segundo que aumenta sua área de ataque. Nesse jogo, também pode controlar o vôo de Tails, podendo até fazer Tails nadar. O jogo dá mais atenção a trama do que os anteriores, com pequenas Cenas entre as fases, que fazem que o enredo do jogo seja melhor compreendido pelos jogadores. É considerado pelos fãs um jogo mais profundo e o melhor da série especialmente combinado com Sonic & Knuckles para Mega Drive.

Geral

Você controla Sonic e Tails (ou um dos dois sozinhos), e deve passar pelas 6 fases coletando as Esmeraldas do Caos, disponíveis nos níveis especiais (anéis gigantes escondidos pela fase). Cada fase é dividida em 2 atos, tendo o primeiro ato um subchefe (algo inédito) e o segundo, uma batalha contra Eggman. Entre as fases há uma cena mostrando como se chega na próxima (mostrando uma continuidade).
A jogabilidade geral é igual a de Sonic 2.

Competition

Em Sonic 3 existe um modo para dois jogadores enfrentarem, o Competition. São 5 fases curtas que não existem no jogo, de velocidade, onde o vencedor é quem completa 5 voltas na fase primeiro. Existem 3 submenus: GrandPrix, MatchRace e Time Attack. Em GrandPrix os jogadores jogam todas as fases, Match Race é apenas uma corrida em uma fase e Time Attack, onde se deve terminar a fase no menor tempo possível, apenas para um jogador. Knuckles também está disponível para jogar nesse modo.
As fases existentes são:
  • Azure Lake (Lago Azulado)
  • Balloon Park (Parque do Balão)
  • Chrome Gadget (Engrenagem Croma)
  • Desert Palace (Palácio do Deserto)
  • Endless Mine (Mina Sem fim)

Trilha Sonora

Há indícios de que a SEGA havia contratado o astro pop Michael Jackson para compor as músicas do jogo. Primeiro, o aparecimento de um jogo tendo Jackson como personagem principal, o que comprovara que ele realmente estava de acordo com a empresa. Depois, a incrível semelhança entre músicas do game e músicas lançadas por Michael nessa época.
A música da fase Carnival Night possui acordes e melodia parecida com a de Jam, do álbum de 1991 Dangerous. A de Ice Cap, por sua vez, se jogada em um ritmo mais lento, se assemelha a Who Is It, também de Dangerous. A dos créditos finais, por fim, é muito parecida com Stranger In Moscow, do álbum/coletânea de 1995 HIStory. Ainda, no jogo, é possível identificar alguns dos famosos "woow" do cantor na música-tema dos chefes do primeiro ato, e um fundo vocal de Michael na música de Launch Base.
A razão da saída de Michael Jackson do projeto, segundo a teoria, seria a as falsas acusações de pedofilia sofridas pelo cantor, no final de 1993.
Entretanto, de acordo com uma mensagem no site VGMdb, citando a revista francesa Black & White, o compositor Brad Buxer confirmou que Michael Jackson trabalhou na trilha sonora de "Sonic the Hedgehog".
"Eu nunca joguei o game, então não sei quais trilhas feitas por Michael e eu os desenvolvedores mantiveram, mas compusemos músicas para o game", afirma Buxer, que é um dos compositores creditados no game.
"Michael me chamou na época para ajudá-lo nesse projeto, e foi o que fiz. E se ele não foi creditado por ter composto a música, é porque ele não estava feliz com o som que vinha do console. Naquela época, os consoles de games não permitiam uma reprodução ideal do som, e Michael achou isso frustrante. Ele não queria ser associado a um produto que desvalorizasse sua música", conta.

Fases

Angel Island Zone (Zona da Ilha dos Anjos)

Sonic se aproxima de Angel Island como Super Sonic, mas Knuckles o ataca e as Esmeraldas do Caos se espalham.
Angel Island é a típica planície florestal, como Green Hill (Sonic 1) e Emerald Hill (Sonic 2). Isso até o meio do primeiro ato, quando o exército-robô de Robotnik incendeia o lugar. Ao fim da fase, Knuckles destrói a ponte em que Sonic e Tails estavam e eles caem na próxima fase.

Hydrocity Zone (Zona da Hidrocidade)

Umas ruínas submersas numa represa, com a maior parte do nível sendo subaquática. Uma fase com vários labirintos e algumas passagens secretas. Knuckles interfere na metade do segundo ato, quebrando uma ponte onde Sonic e Tails estão. No final da fase, os nossos heróis encontram Dr. Eggman com uma engenhoca que cria ciclones e joga minas, após derrota-do uma enorme corrente d'água os joga para o próximo nível: Marble Garden.

Marble Garden Zone (Zona do Jardim de Mármore)

Ruínas montanhosas, com grandes ladeiras. Lembra a Marble Zone do Sonic 1, mas nem tanto assim, embora a fase não tenha fogo em si, mas pelo nome. A única fase sem água. É possível coletar uma maior quantidade de rings em relação aos outros atos. Apesar disso é uma fase muito bonita, muitos jogadores erram muito ao se distrairem com a beleza dela. No segundo ato, robôs e o próprio Eggman com máquinas escavadoras criam terremotos, modificando o caminho da fase, do qual os heróis tem de fugir. E a batalha final é no ar contra Eggman, com Tails carregando Sonic. Knuckles, no entanto, enfrenta outro chefe no lado subterrâneo, cuja arma de ataque dele é uma escavadeira. Essa fase possivelmente tem um jeito grego, pois a aparência dela é semelhante às construções gregas da antiguidade

Carnival Night Zone (Zona da Noite de Carnaval)

Como "Casino Night" em Sonic 2 é um cenário de parque de diversões, com balões, flippers de pinball e canhões. É uma fase com alguns obstáculos, mais não tão difícil. O ato 2 é aquático, e Knuckles interfere apagando as luzes do parque. Um barril giratório no ato 2 é motivo de ódio dos jogadores, mas é muito simples passar deste barril apertando para cima e para baixo a o mesmo tempo, então o barril começa e mexer e é só sair e continuar à jogar.
Ao fim do ato 2, Sonic e Tails entram num canhão e são jogados na próxima fase.

Icecap Zone (Zona da Calota de Gelo)

Um nível numa geleira, a primeira fase com o tema gelo, começa com Sonic (e só ele) fazendo snowboard. As caixas de itens estão congeladas (primeiro tem de se quebrar o gelo) e muitos dos inimigos congelam os personagens com uma névoa gelada. Uma fase fácil e rápida. No segundo ato, o gelo se derrete (é possível ver no cenário) e a fase passa por partes aquáticas. É a primeira fase com a temática de Gelo nos jogos de Sonic (com Tails e Sonic é possível passar pelos caminhos de Knuckles). Essa fase serviu de inspiração para outras fases geladas na série Sonic.

Launch Base Zone (Zona da Base de Lançamento)

O local onde o Ovo da Morte está sendo reconstruído. Um nível cheio de alarmes que atraem guardas, elevadores e túneis de vento que aceleram. É uma tela muito difícil, por haver vários obstáculos e ser muito longa. No segundo ato, o jogador passa por partes aquáticas na fase. Em seu background, do segundo ato, é possível ver florestas e um deserto, em referência a Mushroom Hill e Sandopolis. A batalha final é dividida em 2 etapas, e ao final delas o Ovo da Morte cai na Angel Island (abrindo espaço para a "segunda parte", Sonic & Knuckles, lançada meses depois. Também é possível ver, no caminho do Knuckles, no Ato 2 a Launch Base feita de tijolos, mas só na primeira parte do ato.

Special Stages (Fases Especiais)

Dentro de anéis gigantes escondidos pelas fases, estão as fases especiais. Nas fases em pseudo-3D, tem de se pegar todas as bolas azuis para ganhar a Esmeralda do Caos. Bater em uma bola vermelha acaba com a fase (e tocar nas bolas azuis deixa-as vermelhas), e na bola metálica/bumper, rebate o personagem. Quando se pega as esferas azuis formando um quadrado (3x3 ou mais esferas), elas se transformam em rings. Pegando todas as Rings possíveis do estágio, você ganha uma pontuação extra - o Perfect Bônus, onde o jogador ganha 100 mil pontos. À medida que o nível passa a velocidade aumenta.
Com as 7 Esmeraldas e 50 anéis Sonic pode se tornar Super Sonic, amarelo, mais veloz e indestrutível. Super Sonic só morre esmagado, afogado ou caindo em abismos.
Um erro no jogo é no chefe final, onde caso a máquina de Eggman te segure e te choque contra o chão, Sonic perde os anéis e volta ao comum.

Bonus Stages (Fases Bônus)

Ao se passar por um poste-checkpoint com 50 anéis, podia-se entrar num nível especial que simulava uma máquina de chiclete, com molas no fundo e lados. As bolas soltas pela máquina davam anéis, vidas ou escudos.

Sonic & Knuckles

Sonic 3 é completado se tornando um jogo mais poderoso quando acoplado ao cartucho "Sonic & Knuckles" que possuí uma fenda para tal finalidade. Ao conectar o cartucho forma-se o jogo "Sonic 3 & Knuckles". Uma das teorias possíveis e mais prováveis sobre Sonic 3, indicaria que a princípio o Sonic 3 era um jogo inteiro inclusive contando com a parte que há no cartucho Sonic & Knuckles, porém foi dividido em cartuchos distintos com lançamentos em datas diferentes com objetivo de estratégia comercial. Uma das possíveis provas deste fato é que, quando se acessa a seleção de fases do jogo, aparece na lista de fases os nomes de fases de Sonic & Knuckles como Flying Battery, Mushroom Valley (posteriormente alterada para Mushroom Hill) e Sandopolis.
Outro fato curioso é que, em Sonic 3, os caminhos utilizados pelo Knuckles como vias alternativas estavam todos existentes no cartucho, embora se acessados pelo Sonic usando algum truque estavam ou incompletos, ou sem chefe. O que significa que a fusão com o Sonic & Knuckles e a utilização destes caminhos já estava absolutamente planejada desde quando Sonic 3 foi lançado.

Site de Origem