quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sonic the Hedgehog 2

Menu Principal do jogo

Sonic the Hedgehog 2 (ソニック・ザ・ヘッジホッグ2, Sonikku za Hejjihoggu 2), ou Sonic 2' (ソニック2, Sonikku 2), é um jogo eletrônico de plataforma lançado em 1992 em 16-bit para o Mega Drive. É o segundo jogo da série Sonic.
O jogo, que possui ainda uma versão 8-bit, para a Master System e Game Gear, marca a estréia de Tails, parceiro de Sonic. É um dos mais famosos e maiores sucessos do Sega Mega Drive, motivo pelo qual transformou seu personagem no mascote do console.

Jogabilidade

Sonic 2 é um jogo eletrônico de plataforma com os níveis tendo 2 "atos" e ao final de cada nível enfrenta o Robotnik como chefe. Em cada fase ativando os postes-checkpoint com 50 anéis no mínimo, pode-se abrir o caminho para os estágios especiais.
A jogabilidade continua a mesma de Sonic the Hedgehog: níveis em que se tem atravessar em menos de 10 minutos. No caminho, robôs são enfrentados e anéis são coletados. Sonic ganha um novo movimento: o Spin Dash, que permite a ele acelerar sem sair do lugar (botão para baixo + pulo).
Ao longo dos estágios, há anéis, e se Sonic tiver pelo menos um, não morre ao ser atingido (apenas perde-os). 100 anéis dão uma vida e com 50 anéis no final de um ato, pode-se adentrar a fase especial para tentar recuperar Esmeraldas.
Quando o jogador coleta as 7 esmeraldas do Caos, Sonic, ao dar um pulo tendo pelo menos 50 anéis, se transforma em Super Sonic, uma versão mais rápida e praticamente indestrutível. Nessa forma, Sonic adquire uma coloração amarela/dourada. A transformação gasta 1 anel por segundo, e ao atingir 0 anéis, o Sonic volta ao seu estado normal. Super Sonic só morre esmagado, afogado ou caindo em abismos.
Há monitores espalhados pelos estágios. Os com um anel dão 10 anéis; os com um sapato aceleram o jogo; os com Sonic desenhado dão uma vida; os com uma névoa azul dão um escudo; e um com estrelinhas dão invencibilidade temporária.
Quando Sonic passa por um poste este serve de "check point", no qual Sonic recomeça se morrer.

Single player

No single-player padrão, Sonic é seguido por Tails (que pode ser controlado por um segundo jogador), e quando este é deixado para trás, após alguns segundos volta voando. Um menu permite alterar o personagem para Sonic sozinho ou para Tails (mas este não pode voar - habilidade introduzida em Sonic 3).

2P Vs

O multiplayer consiste em três estágios do jogo: Emerald Hill, Casino Night e Mystic Cave. Os dois jogadores tem de terminá-los bem rápido, e depois vêem quem vence em 5 critérios: placar, tempo, anéis ao final, anéis totais, e monitores quebrados. Além disso, há o estágio especial, no qual o jogador com mais anéis vence.

Níveis

  • Emerald Hill Zone (Zona da Colina da Esmeralda): Campo gramado, similar à Green Hill Zone de Sonic 1, com uma floresta de coqueiros com várias cachoeiras. Um dos motivos para o nome pode ser pela possibilidade de se obter as 7 esmeraldas do Chaos nos dois primeiros atos. Chefe: Robotnik dentro de um veículo com uma "furadeira" na frente. Não é difícil, quando acertado sete vezes, Robotnik lança a "furadeira".
  • Chemical Plant Zone (Zona da Usina Química): Um campo industrial, com água poluída com um produto de nome "Mega Mack". Tubos, descidas e loopings fazem você correr pela fase, fazendo que o jogador tenha que tomar um certo cuidado Chefe: Robotnik usa uma máquina que pega um balde de água tóxica e tenta jogar em Sonic. Para piorar, o chão inverte e Sonic pode cair. Curiosamente, caso o personagem fique abaixado, o líquido não causa dano.
  • Aquatic Ruin Zone(Zona da Ruína Aquática): Ruínas, com muitas partes subaquáticas e pilares que soltam flechas. Diferente da fase anterior, é possível pegar fôlego através de bolhas de ar. Existem dois caminhos - por cima, em terra e por baixo, na água. Chefe: Dois totens aparecem nos dois cantos da tela e Robotnik está voando, dando marretadas em cima dos totens que soltam flechas em uma das quatro partes. A flecha atingirá o outro totem e ficará pendurada, então Sonic deve subir em cima da flecha (Do Segundo ao quarto andar do totem), subir em cima do totem e atingir Robotnik.
  • Casino Night Zone(Zona da Noite do Casino): Uma mistura de cassino (com direito á caça-níqueis) e pinball. Existem muitos rebatores e bumpers, e é noturna, similar a Spring Yard de Sonic 1. Chefe: Robotnik aparece com uma máquina que solta eletricidade por baixo, similar a uma máquina de choque, e se Sonic estiver abaixo de Robotnik, ele lançará uma bomba. Tente não ficar muito no chão pois a bomba pode atingir sonic.
  • Hill Top Zone(Zona do Topo da Colina): Uma montanha, com partes cheias de lava, telefericos e gangorras (como do jogo sonic the hedgehog na star light zone). Curiosamente, a fase segue o mesmo esquema de paleta da Emerald Hill, apenas mudando a cor da terra de marrom para azul. Chefe: Na fase há dois vãos com lava, e desses vãos aparecerá Robotnik lançando fogo. Se Robotnik não lhe atingir, a grama onde Robotnik lançou pegará fogo.
  • Mystic Cave Zone(Zona da Caverna Mística): Uma caverna escura, com muitas armadilhas, pontes elevadiças e plataformas que se partem ao se pisarem. É uma fase com muitos badnicks e é longa, sendo uma das mais dificeís do jogo . Chefe: Primeiro, acontecerá um terremoto que fará com que caia pedras que não podem atingir Sonic. Após o terremoto Robotnik aparecerá em uma máquina que faz túneis, semelhante a uma escavadeira. Você deve atingir Robotnik o máximo possível antes que ele cave um buraco que causará terremoto outra vez.
  • Oil Ocean Zone(Zona do Oceano do Oléo): Um campo petrolífero,um pouquinho parecido com a segunda fase. onde o óleo fica todo no fundo da fase, podendo ficar pulando sobre ele. A tela toda é praticamente em grandes plataformas, e o óleo que fica por onde os personagens andam fazem eles escorregar. Chefe: Uma parte com dois vãos de petróleo. De um desses vãos sairá uma espécie de "cobra mecânica" indo na direção de Sonic para atingí-lo; Depois aparecerá um dispositivo que soltará três raios Laser na direção de Sonic. Após isso, aparecerá Robotnik em um submarino em um dos vãos e começará tudo de novo. Seja esperto, pois Robotnik ao aparecer, ele descerá imediatamente.
  • Metropolis Zone(Zona da Metrópole): Uma fábrica, cheia de engrenagens e parafusos gigantes e lava no fundo da fase. Os inimigos são centrados em ataques á distância (soltam lâminas ou garras ou explodem)e a única fase que contém 3 atos. Chefe: Robotnik aparecerá do céu com oito "esferas" girando em volta dele. Este chefe é muito difícil, pois as esferas protegem Robotnik e às vezes você poderá atingir as esferas ao invés de Robotnik e você perderá os anéis. As esferas ainda se afastam e voltam para perto de Robotnik e tal qual se move por todas as adversidades. A cada vez que Sonic atinge Robotnik, uma esfera desapareçe.
  • Sky Chase Zone(Zona da Perseguição no Céu): É uma fase de transição. Nesse estágio, Sonic está sobre o Tornado (pilotado por Tails), e é atacado pelos robôs voadores de Robotnik. Embora esteja em uma parte mais avançada do jogo, a fase é facíl. Caso você esteja jogando com Tails, Sonic será o piloto do avião.
  • Wing Fortress Zone(Zona da Fortaleza da Asa): Uma fortaleza aérea, com Sonic sozinho (o Tornado quebra quando é atacado no começo). Tem apenas um ato e um chefe. A fase é curta, com vários badnicks que atacam de longe e muitas armadilhas existem. Chefe: Robotnik está protegido por uma barreira, controlando um aparelho no teto que se move e solta Grandes Raios Lasers. Para atingir tal aparelho, Sonic deverá subir em gangorras giratórias para chegar mais perto do aparelho e atingí-lo, mas cuidado: abaixo das gangorras há espinhos.
  • Death Egg Zone(Zona do Ovo da Morte): Sonic chega na estação espacial de Robotnik (paródia da Estrela da Morte da série Star Wars), onde enfrenta Silver Sonic e Robotnik dentro de um imenso robô, de mesmo nome que a nave. A fase é sem anéis.
  • Special Stages (Fases Especiais) : Alcançados ao atravessar um dos checkpoint com 50 anéis. São um túnel em 3D no qual Sonic e Tails tem de pegar anéis, passando por bombas. Um estágio contem três partes - Após passar por uma, é necessária uma maior quantidade de rings para passar pela outra. Ao passar da última, se ganha uma Esmeralda do Caos. Com as sete, se Sonic conseguir 50 anéis pode-se tornar Super Sonic, mas cuidado, o Super Sonic é ativado com apenas um pulo então várias vezes durante o jogo você poderá se transformar acidentalmente.

História

Enquanto viajava em seu avião, o Tornado, Sonic faz um pouso forçado em West Side Island. Depois de alguns dias, ele percebe que está sendo seguido, por uma raposa de duas caudas. Ele tenta fugir correndo, mas o sujeito gira suas caudas como um helicóptero para alcançar o ouriço. Sonic se impressiona com a habilidade da raposa, e deixa ele juntar-se. Ele se apresenta como Miles Prower, mais conhecido como Tails.
Alguns dias depois, Sonic e Tails ouvem uma explosão no centro da ilha. A grande floresta fora destruída e robôs cercavam a área. Sonic sabia o que era: o Dr. Robotnik estava de volta, e resolveu usar o poder das Esmeraldas do Caos novamente, para propulsionar o Ovo da Morte, uma estação espacial do tamanho de uma lua. Sonic e Tails partem para localizar as esmeraldas antes de Robotnik.

Desenvolvimento

O jogo se difere do Sonic original principalmente no fato de não ter sido desenvolvido pelo Sonic Team, mas por uma divisão norte-americana da Sega, o Sega Technical Institute. Mas os programadores do primeiro Sonic, Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara viajaram para os EUA para trabalhar no jogo.
Para o jogo foi planejado a criação de um parceiro para Sonic. Num concurso interno, a raposa de duas caudas de Yasushi Yamaguchi fora escolhida. Ele queria batizá-la de Miles, mas o resto do time o batizou de Tails. Insatisfeito, Yamaguchi empurrou o nome Miles Prower (um trocadilho com Miles per hour - Milhas por hora) ao personagem, rebatizando-o como Miles "Tails" Prower (tornando Tails um apelido).

Protótipos

Os dois protótipos conhecidos do Sonic 2 são Sonic 2 Early Prototype e Sonic 2 Beta. O primeiro, como o nome lembra, é o mais antigo e popular. Transformado em ROM em 2006, parece ter sido feito em cima do Sonic 1, com novos sprites e cenários. O segundo é o Sonic 2 Beta, também muito popular, pois durante muitos anos só se teve acesso a ele. Há rumores de que o jogo teve a sua rom convertida por um chinês e o cartucho do Sonic 2 Beta foi distribuído ilegalmente por empresas piratas antes do lançamento do jogo. Era comum locadoras terem o Sonic 2 Beta, antes mesmo de lançarem a versão final. O Sonic 2 Beta é mais desenvolvido, apresentando mais fases que a versão final, embora algumas fases estejam inacessíveis.
Existe uma teoria de que o segundo jogo do Sonic estava sendo feito pela Sega of Japan. Porém, esse game acabou ficando longo demais, não dando tempo de lançar em 92, como anunciado, e acabou sendo guardado para mais tarde ser lançado, como Sonic CD. Enquanto isso, a Sega of America ficou responsável então por fazer esse jogo.
Porém, assim como no Sonic CD é possível viajar no tempo, ao que tudo indica, seria isso também possível no Sonic 2 Beta. E esta é uma teoria bem provável. Basta nos lembrarmos, que algumas fases possuem ligações entre si. Deste modo, entre algumas fases - passado e futuro - possivelmente teríamos:
Wood Zone (passado) ---> Metropolis (futuro) Emerald Hill (passado) ---> Neo Green Hill (futuro) Hidden Palace (passado) ---> Oil ocean (futuro)

Lançamento

A primeira versão a ser lançada foi a 8-bit, em Outubro. No mês seguinte, fora lançada para o Mega Drive (o lançamento norte-americano foi batizado "Sonic Twosday", trocadilho com tuesday, terça-feira), que nos EUA, em apenas 5 dias, vendeu 500.000 cópias. Sonic 2 é o jogo mais vendido para o Mega Drive, com cerca de 4,92 milhões de cópias.


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