sábado, 4 de maio de 2013

Sonic Adventure

Sonic Adventure é o primeiro jogo em 3D da série Sonic, lançado pela Sega em 1998 (Japão) e 1999 (internacionalmente) para o Dreamcast.
Capa do Jogo para Dreamcast

Em 2004, foi lançado o remake Sonic Adventure DX: Director's Cut, para Nintendo GameCube e PC.
Em 15 de setembro de 2010, o jogo é re-lançado para Xbox 360, não em DVDs, mas na Xbox Live Arcade, para ser baixado. Em 21 de setembro da mesma forma é lançado para PlayStation 3, através da PlayStation Network.

História

A história dos dois jogos é idêntica. A cidade Station Square é ameaçada por uma besta, o Chaos, que se alimenta das esmeraldas do caos, e cada uma o torna maior e mais perigoso. O Dr. Eggman, sabendo disso, vai em busca das 7 esmeraldas para destruir, com a ajuda de Chaos, a Station Square e construir em suas ruinas, a Robotnikland. Cabe aos heróis do jogo, que são as personagens jogáveis, conseguir as esmeraldas antes do cientista do mal.
O jogo é formado por seis personagens, cada uma com a sua história, mas que se entrelaçam entre si. São eles: Sonic the Hedgehog, Tails, Knuckles, Amy Rose, Big the Cat e E-102 Gamma.
No início só é possível jogar com o Sonic, mas à medida que o jogo vai avançando, os outros personagens aparecem na história, e torna-se possível jogar com eles. Cada um dos personagens tem uma missão e um final diferente. O Sonic e o Tails, tentam conseguir as esmeraldas do Caos, procurando-as pela Station Square e a Mystic Ruins, que é a zona de floresta do jogo. Knuckles tenta recuperar os vários pedaços em que a Master Emerald se partiu, por causa de Chaos, fazendo a ilha flutuante (Angel Island) cair no oceano.
Amy tenta fugir de um robô de Eggman, o ZERO (aka. E-100 Alpha); e ajudar um passarinho, que se tornou seu amigo, a encontrar sua família. Big é um gato que gosta de pescar, e tenta encontrar seu amigo Froggy, um sapo. Finalmente, o E-102 é um robô do Eggman, que se torna bom e tem como missão "libertar" seus robôs irmãos.
E-102 Gamma era da família do passarinho que a Amy estava ajudando. Este último passarinho e o Froggy, são importantes no jogo pois ambos engoliram uma esmeralda do caos. Depois de terminar o jogo com os seis personagens, pode-se jogar com o Super Sonic.
Houve ainda uma história paralela relatando uma civilização, a dos Equidnas, que queria as esmeraldas por causa do seu poder. Tikal, a filha de Pachacamac, líder equidna, tentou impedir. Contudo, foi em vão. Pachacamac ordenou seus soldados avançarem até as Chaos Emeralds, ignorando Tikal e os chaos no caminho (e ferindo-os gravemente). Isso causou a fúria de Chaos, que surgiu diante de Pachacamac e seus soldados, e usando o poder das Chaos Emeralds, se transformou em Perfect Chaos, destruindo a civilização equidna. Tikal ao recuperar a consciência, usou a Master Emerald para selar Chaos dentro da Master Emerald, mas foi selada junto com ele. O Chaos, que anteriormente havia destruído a civilização dos Equidnas quase na sua totalidade (restando somente as suas ruínas e alguns sobreviventes), depois de tomar a sétima esmeralda, se tranforma no Perfect Chaos, e começa a destruir a Station Square. Tails percebe que Chaos só absorveu o poder negativo das esmeraldas, Sonic, então usa o poder positivo, e se transforma em Super Sonic para destruir Perfect Chaos.
Nesta altura, até o próprio Dr. Eggman que "ajudou" Chaos, vê a sua nave, a Egg Carrier 2, ser destruida pelo monstro por um raio de energia ao tentar detê-lo. Após uma batalha, Super Sonic consegue neutralizar Perfect Chaos, transformando-o em Chaos 0 de novo. Tikal aparece, e convence Perfect Chaos que a humanidade mudou, e que os chaos que ele estava protegendo viveram por gerações e vivem felizes com os humanos. Tikal então, agradece Sonic e seus amigos, e volta com Chaos para o interior da Master Emerald.

Trilha-sonora

Foi lançada em 1999 um disco duplo com todas as canções do jogo com o nome de Sonic Adventure Original Sound Track com mais de 60 músicas ao todo.

Sonic Adventure DX: Director's Cut

Sonic Adventure DX: Director's Cut é um jogo de videogame estrelado pelo ouriço Sonic, um remake de Sonic Adventure para o Sega Dreamcast. Fora lançado em 2003, inicialmente para o Nintendo GameCube, e depois convertido para PC.
Existem diferenças entre o Sonic Adventure (SA) para Dreamcast e o Sonic Adventure DX (SADX). O SA foi criado em 1999 (nos EUA). O SADX foi criado em 2003, com uma melhoria gráfica muito boa.

Jogabilidade

As duas versões do jogo Sonic Adventure DX são distintas. A versão para PC falhou um pouco na jogabilidade, pelo fato do jogo de câmeras, e a alta resolução dificultarem a jogabilidade em algumas fases, tornando os movimentos mais lentos (dependendo da configuração de seu computador), o que não ocorre na versão do GameCube, nem no Adventure original para Dreamcast.

Jogos Destraváveis

Em Sonic Adventure DX, há a possibilidade de destravar jogos 8-bit de Sonic por ganhar emblemas. A cada 20 emblemas um jogo é destravado: (algumas vezes também é necessario cumprir um certo número de missões)
  • Sonic the Hedgehog
  • Sonic Drift
  • Sonic Chaos
  • Sonic Spinball
  • Sonic Labyrinth
  • Sonic The Hedgehog 2
  • Dr. Robotnik's Mean Bean Machine
  • Sonic Triple Trouble
  • Sonic Drift 2
  • Tails' Skypatrol
  • Sonic Blast
  • Tails Adventure
Detalhe: Todos os jogos são as versões de Game Gear.

Sonic Adventure vs. Sonic Adventure DX

As principais diferenças entre as duas versões é que ao longo do jogo, jogador pode ganhar emblemas, mas somente no SADX pode-se jogar com o Metal Sonic na parte "Trial" do jogo, se completar os 130 emblemas.
O Chaos Garden dos dois é também diferente. O do SADX é maior e mais completo, com o chamado "mercado negro", onde se pode comprar com os anéis adquiridos ao longo do jogo, frutas ou brinquedos para os Chaos. Estes são criaturas pequenas, parecendo-se com bebês, e que eram em tempos protegidos por Chaos. Servem como um mini jogo, que não tem muita relação com o jogo, mas servem para conseguir emblemas, com as corridas entre chaos. Para isso precisam ser "bem cuidados", alimentados e acariciados pelos personagens que passam pelo jardim, ao estilo de um Tamagotchi.
No SADX existem as missões, que são "tarefas" dadas aos heróis depois de o jogo ter sido acabado com todas as personagens. Esta adição aumentou a longevidade do jogo.
Existem ainda alguns mini games, formados pelos jogos de Game Gear do Sonic, que foram adicionados como itens a desbloquear no jogo. A cada 20 emblemas coseguidos, um novo jogo é desbloqueado.
Além disso, Cream the Rabbit faz pequenas aparições em algumas partes do jogo (como por exemplo ao terminar cassinopolis).

DLC Content

As versões Xbox360 e PlayStation 3 do jogo têm DLC baixáveis na XBLA e PSN. Em ambos, a DLC trás as 60 missões presentes no SADX e ainda o Metal Sonic jogável.

Site de Origem