sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Capoeira



História

O Brasil a partir do século XVI foi palco de uma das maiores violências contra um povo. Mais de dois milhões de negros foram trazidos da África, pelos colonizadores portugueses, para se tornarem escravos nas lavouras da cana-de-açúcar. Tribos inteiras foram subjugadas e obrigadas a cruzar o oceano como animais em grandes galeotas chamadas de navios negreiros. Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro foram os portos finais da maior parte desse tráfico.
Ao contrário do que muitos pensam, os negros não aceitaram pacificamente o cativeiro; a história brasileira está cheia de episódios onde os escravos se rebelaram contra a humilhante situação em que se encontravam. Uma das formas dessa resistência foi o quilombo; comunidades organizadas pelos negros fugitivos, em locais de difícil acesso. Geralmente em pontos altos das matas. O maior desses quilombos estabeleceu-se em Pernambuco no século XVII, numa região conhecida como Palmares. Uma espécie de Estado africano foi formado. Distribuído em pequenas povoações chamadas mocambos e com uma hierarquia onde no ápice encontrava-se o rei Ganga-Zumbi dos Palmares pode ter sido o berço das primeiras manifestações da Capoeira.
Desenvolvida para ser uma defesa, a Capoeira foi sendo ensinada aos negros ainda cativos, por aqueles que eram capturados e voltavam aos engenhos. Para não levantar suspeitas, os movimentos da luta foram sendo adaptados às cantorias e músicas africanas para que parecessem uma dança. Assim, como no Candomblé, cercada de segredos, a Capoeira pode se desenvolver como forma de resistência.
Do campo para a cidade a Capoeira ganhou a malícia dos escravos de 'ganho' e dos frequentadores da zona portuária. Na cidade de Salvador, capoeiristas organizados em bandos provocavam arruaças nas festas populares e reforçavam o caráter marginal da luta. Durante décadas a Capoeira foi proibida no Brasil. A liberação da sua prática deu-se apenas na década de 30, quando uma variação da Capoeira (mais para o esporte do que manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente Getúlio Vargas. De lá para cá a Capoeira Angola aperfeiçoou-se na Bahia mantendo fidelidade às tradições, graças principalmente ao seu grande guru, Mestre Pastinha, que jogou Capoeira até os 79 anos, formando gerações de angoleiros.

Elementos da Capoeira Angola

Já dizia o Mestre Pastinha, "Capoeira Angola é, antes de tudo, luta e luta violenta." Mas atualmente a Capoeira é normalmente  praticada como um  esporte ou simplesmente folclore para preservar as tradições.
É claro que entre os praticantes sérios, em seus treinos, os golpes são apenas simulados e a Capoeira torna-se um exercício físico e mental. A violência dos seus golpes, no entanto, não deixa espaço para meio termo; ou joga-se Capoeira 'para valer', com as suas sérias consequências ou apenas simula-se um jogo. A possibilidade de enquadrá-la em regras esportivas é inexistente; quem assim o faz está sendo leviano ou não conhece de fato a Capoeira.

Os Golpes
A Capoeira Angola tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. Assim como a música tem apenas sete notas.
Os seus principais golpes são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão.

 O Jogo

"Capoeira é um diálogo de corpos, eu venço quando o meu parceiro não tem mais respostas para as minhas perguntas" - Mestre Moraes. O jogo da Capoeira na forma amistosa, ou seja, na roda é verdadeiramente um diálogo de corpos. Dois capoeiristas se benzem ao pé do Berimbau e iniciam um lento balé de perguntas e respostas corporais, até que um terceiro 'compre o jogo' e assim desenvolve-se sucessivamente até que todos entrem na roda.

A Malícia
Elemento básico da Capoeira Angola, a malícia ou mandinga a torna ainda mais perigosa. Essa malandragem que faz que vai e não vai, retira-se e volta rapidamente; essa ginga de corpo que engana o adversário, faz o diferencial da Capoeira em relação às outras artes marciais. Essa é uma característica que não se aprende apenas treinando.

Mestres

Vicente Ferreira Pastinha (1889-1982)
Mestre Pastinha

 "Mestre da Capoeira de Angola e da cordialidade baiana, ser de alta civilização, homem do povo com toda a sua picardia, é um dos seus ilustres, um de seus obás, de seus chefes. É o primeiro em sua arte; senhor da agilidade e da coragem..." Jorge Amado. Baiano de Salvador, do Pelourinho, Pastinha foi o grande mestre da Capoeira Angola, aperfeiçoando a arte centenária dos escravos. Ele organizou uma escola, estabeleceu um método de ensino com base nas antigas tradições e ainda escreveu o primeiro livro do gênero, onde expõe a sua concepção filosófica. Foi com o Mestre Pastinha que foram instituídas as cores amarelo e preto para o uniforme dos angoleiros e a constituição da bateria composta por três berimbaus, dois pandeiros, um atabaque, um reco-reco e um agogô. "Capoeira é tudo o que a boca come", dizia ele na sua singular filosofia. Formou capoeiristas como João Grande, João Pequeno, Curió e tantos outros.
Uma das lendas da Capoeira; sua história mais parece tirada de livros de ficção. Numa época em que o Pelourinho não tinha o glamour de hoje, Mestre Caiçara ditava as regras num território de prostitutas e cafetões; de traficantes e malandros. Todos tinham que pedir a sua benção. Gravou um dos principais discos da Capoeira Angola onde exemplifica os diversos toques de berimbau, além de cantar ladainhas e sambas de roda. Faleceu em agosto de 1997.

João Pereira dos Santos
Mestre João Pequeno

Aluno do Mestre Pastinha e um dos mais antigos e importantes mestres da Capoeira Angola em atividade. Pela academia do Mestre João Pequeno, no Centro Histórico de Salvador, passaram alguns dos principais angoleiros da nova geração. É possível vê-lo quase todas as noites jogando e ensinando a tradicional arte da Capoeira. Academia de Capoeira Angola de Mestre João Pequeno Centro de Cultura Popular Forte de Santo Antônio - Santo Antônio além do Carmo
Salvador – Bahia

João Oliveira dos Santos

Mestre João Grande

Um dos principais discípulos do mestre Pastinha. Por mais de 40 anos o Mestre João Grande tem praticado e ensinado Capoeira Angola. Ele viajou para África, Europa e América do Norte, onde ensina atualmente, em sua academia na cidade de New York. De lá ele continua mantendo o intercâmbio com a Bahia e acompanhando a movimentação da Associação Brasileira de Capoeira Angola.

Elementos da Capoeira Regional

Os Golpes
A capoeira usa primariamente os pés como ataque. Golpes podem ser diretos, como no caso do Martelo, ou giratórios, como no caso da Meia-lua de compasso. A rasteira é de suma importância, considerada por muitos como a melhor arma disponível para o capoeirista. Desenvolvida para o combate em desvantagem, o ataque do capoeirista deve ser aplicado no momento oportuno e de forma definitiva.
A defesa usa o princípio da não-resistência, isto é, evitar um golpe com uma esquiva em vez de apará-lo. Esquivas podem ser executadas tanto em pé quanto com os apoios das mãos no chão. No caso de impossibilidade da esquiva o Capoeirista se defende aparando ou desviando o golpe com as mãos ou as pernas.
A ginga é importantíssima para a defesa e para o ataque do capoeirista, tornando o capoeirista imprevisível durante o ataque e dificultando um possível contra-ataque, além de evitar que o capoeirista se torne um alvo fixo.
Completam a técnica as cabeçadas, floreios (acrobacias no solo), tesouras, cotoveladas e outras.


Capoeira contemporânea


A partir da década de 1970 um estilo misto começou a adquirir notoriedade, com alguns grupos unindo os fatores que consideravam mais importantes da Regional e da Angola. Notadamente mais acrobático, este estilo misto é visto por alguns como a evolução natural da capoeira, por outros como descaracterização ou até mesmo mal-interpretação das tradições capoeirísticas.
Com o tempo toda capoeira que não seguia as linhas da Regional ou da Angola, mesmo as amalgamadas com outras artes-marciais, passou a se denominar Contemporânea.

Mestres

Manoel dos Reis Machado
Mestre Bimba

De 1890 a 1937, a Capoeira foi um crime previsto pelo Código penal da República. Simples exercícios na rua devem até seis meses de prisão. Nesse Ambiente hostil, as escolas de capoeira sobreviveram clandestinamente nos subúrbios. Foi para reverter esse quadro que o baiano Manoel dos Reis Machado, um angoleiro forte e valente conhecido como Mestre Bimba inventou uma nova capoeira. Teve o cuidado de tirar a palavra do nome da academia que fundou em 1932 em Salvador, o Centro de Cultura Física e Regional. Filho de um campeão de batuque uma espécie de luta-livre comum na Bahia do século XIX, juntou a técnica do boxe e do jiu - jítsu e criou um método de ensino . Para fugir de qualquer pista que lembrasse a origem marginalizada da capoeira, mudou alguns movimentos, eliminou a malícia da postura do capoeirista, colocando-o em pé, criou um código de ética rígido, que exigia até higiene, estabeleceu um uniforme branco e se meteu até na vida dos alunos. "Para treinar com meu pai era preciso provar que estava trabalhando ou mostrar o boletim do colégio", conta Demerval dos Santos Machado, conhecido como "Formiga" nas rodas de capoeira, e organizador do da Fundação Mestre Bimba , ao lado do irmão , Mestre Nenéu. O resultado é que a partir daí, a capoeira começou a ganhar alunos da classe média branca e também a se dividir. Até hoje angoleiros e regionais criticam-se mutuamente, embora se respeitam. Os angoleiros se dizem guardiões das tradições, os regionais já acham que a capoeira deve "evoluir" Com isso, Bimba deu ares atlético ao jogo e atraiu as mulheres, até então excluídas das rodas. "Meu pai falava de uma capoeira chamada Maria doze homens, mas era exceção, diz Nenéu, Mestre Curió confirma: "Dos anos 40 para o 50, poucas mulheres jogavam.

Eziquiel Martins Marinho
Mestre Eziquiel

O Mestre Eziquiel, um dos principais alunos do Mestre Bimba, é o fundador do Grupo Luanda. Era um grande cantator nas rodas de capoeira, chegando a ser chamado de "O Roberto Carlos da Capoeira" e as suas músicas foram gravadas por ele e por outros interpretes em diversos discos e cd's. Mesmo após o seu falecimento em 1997, suas músicas são até hoje cantadas em muitas rodas de capoeira. Seus alunos hoje estão espalhados por vários Estados brasileiros assim como na Europa e EUA.

Dr. José Cisnando Lima
Mestre Cisnando

José Cisnando Lima nasceu em 9 de Outubro de 1914, no Sítio Santa Rosa, Crato/CE.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1932 , formando-se em 1937.
Iniciou suas atividades profissionais em Sta. Bárbara/Ba.
Regressou à sua terra natal, em 1943, clinicando em varias cidades do sul do estado até 1950, quando retornou a Sta. Bárbara/BA.
Sonhador, empreendedor, apaixonado pela agricultura, trouxe colonos japoneses para incrementar as técnicas agrícolas em sua propriedade e foi pioneiro na irrigação das suas culturas, o que o conduziu à presidência do Sindicato Rural de Feira de Santana/BA.
Eleito vereador em Feira de Santana, foi líder do partido situacionista neste município.
Nomeado médico da Secretaria de Agricultura, foi requisitado paras a função de legista da Secretaria de Segurança Pública.
Exerceu os cargos de Supervisor Estadual da Merenda Escolar e representante federal da Campanha Nacional para a Merenda Escolar.
Eleito Presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, assumiu a Prefeitura local durante 4 meses por motivo de saúde do prefeito em exercício.
Dois anos depois dedicou-se inteiramente à psiquiatria, fundando duas clínicas particulares para doentes mentais.
Ensinou biologia no Colégio Santanópolis, no Instituto Guimarães e no Educandário da Casa São José.
Aprendeu Jiu-jitsu com Takeo Yano antes de chegar a Salvador.
Com Takamatsu, 5o dan da Shotokan e 2o da Kodokan, praticou e estudou o karatê.
Um dos seus colonos japoneses o iniciou em Kendô e Bojitsu.
A sua equipe de japoneses, oriunda da TakuDai, incluía Saito Masahiro, 2o dan pela Kodokan e 1o dan pela Shotokan,  que ensinou Judô e Karatê no Spartan Gym de Dr. Geraldo Blandy Motta e no Gremio da Escola de Politécnica, com o qual também pratiquei as duas artes marciais.

Os Instrumentos

A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos musicais. Isso se deve basicamente às suas origens entre os escravos, que dessa forma disfarçavam a prática da luta numa espécie de dança, enganando os senhores de engenho e os capitães-do-mato. No início esse acompanhamento era feito apenas com palmas e toques de tambores. Posteriormente foi introduzido o Berimbau (foto), instrumento composto de uma haste tencionada por um arame, tendo por caixa de ressonância uma cabaça cortada. O som é obtido percutindo-se uma haste no arame; pode-se variar o som abafando-se o som da cabaça e (ou) encostando uma moeda de cobre no arame; complementam o instrumento o caxixi, uma cestinha de vime com sementes secas no seu interior.

O Berimbau, um instrumento usado inicialmente por vendedores ambulantes para atrair fregueses, tornou-se instrumento símbolo da Capoeira, conduzindo o jogo com o seu timbre peculiar. Os ritmos são em compasso binário e os andamentos - lento, moderado e rápido são indicados pelos toques do Berimbau. Entre os mais conhecidos estão o São Bento Grande, o São Bento Pequeno (mais rápido), Angola, Santa Maria, o toque de Cavalaria (que servia para avisar a chegada da polícia), o Amazonas e o Iuna.
Numa roda de angoleiros o conjunto rítmico completo é composto por: três berimbaus (um grave - Gunga; um médio e um agudo - Viola); dois pandeiros; um reco-reco; um agogô e um atabaque. A parte musical tem ainda ladainhas que são cantadas e repetidas em coro por todos na roda. Um bom capoeirista tem obrigação de saber tocar e cantar os temas da Capoeira.

Graduação

Devido à sua vastidão e à sua origem, a capoeira nunca teve unidade ou consenso. O sistema de graduação segue o mesmo caminho, nunca tendo existido um sistema padrão que fosse aceito pela maioria dos grandes mestres. Dessa forma o sistema de graduação varia muito de grupo para grupo. A própria origem do sistema é recente, tendo partido com a Luta Regional Baiana de Mestre Bimba, na década de 1930. Bimba utilizava lenços de seda para diferenciar seus alunos entre aluno formado, aluno especializado e mestre. Alunos novos não possuiam graduação.
Atualmente o sistema de graduação mais comum é o de cordas (também chamadas cordéis ou cordões) de diferentes colorações amarrados na cintura do jogador. Alguns grupos usam diferentes sistemas, ou até mesmo nenhum sistema.
Existem várias entidades (Ligas, Federações e Confederações) que tentam organizar e unificar a graduação na capoeira. O sistema mais comum é o da Confederação Brasileira de Capoeira, que adota o sistema de graduação feito por cordas seguindo as cores da bandeira brasileira, de fora para dentro (iniciado na época em que a capoeira oficialmente era considerada parte da Federação Brasileira de Pugilismo).
Apesar de muito difundido com diversas variações, muitos grupos grandes e influentes utilizam cores diferentes ou mesmo graduações diferentes. A própria Confederação Brasileira de Capoeira não é amplamente aceita como representante principal da capoeira.

 

Sistema de graduação da Confederação Brasileira de Capoeira


Graduação básica adulta (a partir de 14 anos)
  • Iniciante: sem corda ou cordão
  • Batizado: verde
  • Graduado: amarelo
  • Graduado: azul
  • Intermediário: verde e amarelo
  • Avançado: verde e azul
  • Estagiário: amarelo e azul
Graduação avançada - Docente de capoeira
  • Formado: verde, amarelo e azul.
  • Monitor: verde e branco
  • Professor: amarelo e branco
  • Contramestre: azul e branco
  • Mestre: branco
Graduação infantil (até 14 anos) - idêntica à graduação básica, com a presença da cor cinza claro em cada graduação. Após a sétima graduação, o aluno infantil passa para a segunda graduação adulta, corda verde. Em alguns casos (dependendo de seu desempenho) pode pegar a terceira graduação, corda amarela.
O tempo de cada graduação varia dependendo da sua importância. As cordas iniciais, como a verde e a amarela, podem ser conquistadas em menos de um ano. Cordas avançadas, notadamente as de contramestre e mestre, levam diversos anos e exigem um profundo conhecimento da capoeira para serem conquistadas.

Bibliografia


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Jogos Pan-Americanos de 2011

XVI Jogos Pan-Americanos
Guadalajara 2011
Logo guadalajara2011.png
Dados
Países participantes42
Slogan"Fiesta de las Americas"
(Festa das Americas)
Entidade responsávelCOPAG
SedeGuadalajaraJalisco
País anfitrião México
Atletas6.003[1]
Eventos361 de 36 esportes
Cerimônia de abertura14 de outubro
Cerimônia de encerramento30 de outubro
Abertura oficialPresidente Felipe Calderón
Juramento do atletaAlberto Rodríguez
Juramento do árbitroRosa María Tovar
Tocha Pan-americanaPaola Espinosa
Estádio principalEstádio Omnilife
◄◄ Brasil 2007 {{{evento}}} 2015 Canadá ►►
Os Jogos Pan-Americanos de 2011, oficialmente denominados XVI Jogos Pan-Americanos, foram um evento multiesportivo realizado em Guadalajara, México, entre os dias 14 e 30 de outubro. Apesar dos Jogos serem sediados em Guadalajara, alguns eventos foram realizados em cidades próximas, como Ciudad Guzmán, Puerto Vallarta, Lagos de Moreno e Tapalpa. Guadalajara foi escolhida para sediar o evento por unanimidade numa eleição realizada em 2006, quando era a única cidade candidata na disputa. Seguindo a tradição da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), o governador de Jalisco, Emilio González Márquez, e o então prefeito de Guadalajara, Alfonso Petersen Farah, receberam a bandeira pan-americana durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.
Os Jogos Pan-Americanos foram o segundo maior evento multiesportivo do ano, contando com a participação de mais de 6 000 atletas de 42 países participantes em 36 esportes. Tanto os Jogos Pan-Americanos quanto os Jogos Parapan-Americanos de 2011 serão organizados pelo Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG). Os Jogos Parapan-Americanos terão início 20 dias após o final dos Jogos Pan-Americanos. Esta foi a terceira ocasião em que o México sediou uma edição dos Jogos. As edições de 1955 e 1975 ocorreram na Cidade do México.

Organização

Escolha da cidade-sede

A map of Mexico with Guadalajara marked in the mid-west of the country.
Guadalajara
Localização de Guadalajara no México.
A Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) selecionou Guadalajara para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2011 por unanimidade no dia 2 de junho de 2006, durante a 44ª Assembleia Geral da organização, realizada em Buenos Aires, Argentina. Guadalajara foi a única cidade a se candidatar oficialmente para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2011. Isto pode ter ocorrido, em parte, devido à falta de anúncio do período de candidatura para o evento. Guadalajara inicialmente se candidatou para os Jogos Pan-Americanos de 2003, que foram realizados em Santo Domingo, República Dominicana. San Antonio, no estado norte-americano do Texas, que se candidatou para os Jogos de 2007 não quis se candidatar para os Jogos de 2011.

[editar]Infraestrutura e orçamento

Inspirando-se nos Jogos Pan-Americanos de 2003 de Santo Domingo, a cidade de Guadalajara aproveitou os Jogos como uma forma eficaz de construir infra-estrutura desportiva, segundo Ivar Sisniega, diretor de relações internacionais e de esportes do COPAG. Os Jogos impulsionaram a construção de novos hotéis, a renovação da área central da cidade e a construção de um segundo terminal no aeroporto da cidade. Horácio de la Vega, diretor de marketing do COPAG, cita os Jogos Olímpicos de Verão de 1992 como inspiração. Segundo ele, "Barcelona não era Barcelona antes dos Jogos Olímpicos. Num sentido mais modesto, estamos fazendo o mesmo em Guadalajara". O orçamento do evento esteve estimado em cerca de US$ 200 milhões para a infra-estrutura esportiva. O orçamento total esteve estimado em aproximadamente US$ 250 milhões. Parte do financiamento beneficiou a população em geral, através da melhoria de ruas e do transporte público. No entanto, conforme os Jogos se aproximavam, foi revelado que os custos de construção dos centros desportivos e dos alojamentos dos atletas mais do que triplicaram, atingindo a ordem de US$ 750 milhões.
Os Jogos de 2011 arrecadaram mais de US$ 50 milhões através da venda dos direitos de transmissão do evento em televisão, quantia maior daquela arrecadada pelos Jogos anteriores no Rio de Janeiro. O COPAG espera arrecadar cerca de US$ 70 milhões ao final dos Jogos. O comitê organizador também espera vender cerca de um milhão de ingressos, disponibilizados ao público desde 13 de maio de 2011.

[editar]Marketing e patrocínio


Apresentação de Guadalajara durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007.
As ações de marketing de Guadalajara começaram ainda em 2007, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Em seguida, os governos de Jalisco e de Guadalajara deram início a uma campanha de larga escala, através da instalação de outdoors fazendo referências aos Jogos. As duas maiores redes de televisão do México, Televisa e TV Azteca, assinaram contrato para transmitir os Jogos e começaram a fazer referências aos mesmos em sua programação diária.[2] Como forma de ajudar a promover o evento, atletas mexicanos famosos, tais como o mergulhador Fernando Platas e a golfista Lorena Ochoa foram nomeados embaixadores dos Jogos.[10] Além disso, após assinar um contrato com a Sky México, o COPAG anunciou um acordo de marketing entre as duas partes. A operadora de televisão por assinatura começou a divulgar os Jogos em todos os países em que opera, criando também um canal especialmente para divulgar o evento.[11] Durante os Jogos, as aulas foram suspensas, dando aos alunos a oportunidade de participar do evento.[12]
Quatro empresas patrocinaram oficialmente os Jogos Pan-Americanos de 2011: ScotiabankTelcelNissan e Telmex. Alguns dos centros esportivos receberam o nome dos patrocinadores, como o Centro Aquático Scotiabank, o Complexo Nissan de Ginástica, o Complexo Telcel de Tênis e o Estádio Telmex de Atletismo. A Children International, uma organização humanitária dedicada à assistência de mais de 14 000 crianças pobres no México e mais de 212 000 em toda a América Latina foi a principal benfeitora oficial dos Jogos Pan-Americanos. Além disso, houve outros patrocinadores dos Jogos, intitulados de "segundo nível" e de "terceiro nível" pelo COPAG,[2] tais quais a Technogym e outras empresas, responsáveis por alimentação, equipamentos desportivos, segurança e logística do evento.

[editar]Mascotes


Os mascotes dos Jogos Pan-Americanos de 2011: Gavo, Leo e Huichi, da esquerda para a direita.
As mascotes para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2011 são Huichi (uma corsa), Gavo (um agave) e Leo (um leão). O Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG) revelou os mascotes no anfiteatro da Plaza Andares, em Guadalajara no dia 28 de novembro de 2009, sendo que os nomes deles foram revelados em 10 de fevereiro de 2010.[13] Os criadores dos mascotes receberam US$ 2.584 cada. José Luis Andrade criou o leão, Ángel Barba Barrera criou o cervo e Fernando Sánchez criou o agave.[14]
As mascotes representam o estado de Jalisco e a cidade de Guadalajara:
  • Gavo — O agave azul, representa a produção de tequila no estado de Jalisco.
  • Huichi — A corsa lilás, representa o sul de Jalisco e faz alusão aos Huichóis e à feminilidade.
  • Leo — O leão amarelo, representa a força do povo de Guadalajara e faz alusão ao brasão da cidade.
Ao final das cerimônias de premiação, além das medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas receberam um dos três mascotes no formato de pelúcia.[15]

[editar]Instalações


A cerimônia de abertura dos Jogos será realizada no Estádio Omnilife.
A maioria das instalações construídas para os Jogos são modestas e possuem assentos temporários; a intenção é que elas sejam utilizadas no futuro como locais de treinamento para atletas de elite ou como locais de ensino para a comunidade. O centro aquático possui 4 000 assentos, duas piscinas olímpicas e uma piscina para saltos ornamentais. O centro de atletismo, que conta com 15 000 assentos, voltará a ser uma arena de 5 000 lugares após os Jogos. Os Jogos de 2011 foram realizados em todo o estado de Jalisco, em locais tão distantes quanto Puerto Vallarta, cidade a cerca de 200 quilômetros de Guadalajara, sede das competições de velamaratona aquáticatriatlo e voleibol de praia.[16] Outras cidades co-sedes do evento foram Tapalpa (mountain bike), Ciudad Guzmán (remo e canoagem) e Lagos de Moreno (beisebol).[17]
As cerimônias de abertura e de encerramento foram realizadas no Estádio Omnilife, de 49 500 assentos, construído em 2010 para o Club Deportivo Guadalajara.[18] A maioria das instalacões dos Jogos foram construídas ou ampliadas temporariamente. Entre os locais já existentes em Guadalajara estão o Fórum de Halterofilismo e o Domo do CODE.[16] No total, cerca de 35 centros desportivos estão sendo utilizados; a maioria deles foi construída especificamente para o evento.[16]
Dez novos complexos foram planejados, incluindo uma arena de voleibol, um velódromo coberto, um campo de tiro e uma arena de basquetebol. O ginásio de ginástica, que custou US$ 5,5 milhões, foi inaugurado em março de 2008. Originalmente, o Estádio Jalisco, com capacidade para 56 713 espectadores, seria o local das cerimônias de abertura e encerramento, mas o comitê organizador decidiu transferi-las para o mais novo e mais tecnologicamente avançado Estádio Omnilife.[16] Ao transferir as cerimônias para o Omnilife, os organizadores deixaram de lado a oportunidade de realizar um desfile pelas ruas de Guadalajara e de usar projetores e fogos de artifício.[19]

[editar]Revezamento da tocha


Percurso da tocha pan-americana.
A Tocha Pan-Americana foi acesa em Teotihuacan no dia 26 de agosto de 2011. Ela viajou das pirâmides desse sítio arqueológico (Sierra de la Estrella ePirâmide do Sol) — local escolhido pela ODEPA para acender a chama[20] desde 1991 — até o Estádio Omnilife. A chama chegou ao estádio em 14 de outubro, durante a cerimônia de abertura dos Jogos.[17] O design da tocha retrata folhas de agave protegendo a chama Pan-Americana. Esta planta é um tema recorrente dos Jogos, podendo ser vista no logotipo e em um dos mascotes. A tocha foi projetada pela empresa chinesa Vatti, que também projetou a tocha para os Jogos Olímpicos de 2008. O revezamento da tocha inteiro está sendo organizado pelo Comitê Olímpico do México.[20]
A tocha realizou uma viagem de 50 dias por todos os 32 estados mexicanos. Cerca de 3 500 pessoas tiveram a oportunidade de carregar a tocha durante sua jornada de 15 000 quilômetros pelo México. Indivíduos maiores de dezesseis anos de idade, assim como, pela primeira vez, pessoas com necessidades especiais foram autorizados a carregar a tocha.[17] Ela chegou nas cidades co-anfitriãs de Puerto Vallarta em 9 de outubro, de Ciudad Guzmán em 11 de outubro, de Tapalpa em 12 de outubro e de Lagos de Moreno em 13 de outubro. Em 14 de outubro chegou em Guadalajara, onde foi tradicionalmente carregada até a cerimônia de abertura no Estádio Omnilife. O revezamento da tocha foi patrocinado por uma empresa de nutrição local chamada Grupo Omnilife.[17]

[editar]Os Jogos


Mapa das 41 nações participantes.

[editar]Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos ocorreu no dia 14 de outubro de 2011, a partir das 18:00 horas CST (00:30 UTC, 15 de outubro) noEstádio Omnilife em Guadalajara.[21] A cerimônia foi produzida pela Five Currents, cujo trabalho inclui, entre outros, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002.[22]

[editar]Países participantes

Todos os 42 membros da ODEPA participaram do evento. O Comitê Olímpico das Antilhas Neerlandesas, que planejava continuar funcionando mesmo após a dissolução das Antilhas Neerlandesas, teve sua filiação ao Comitê Olímpico Internacional retirada durante uma sessão do comitê executivo da entidade em junho de 2011.[23] No entanto, o território competiu pela última vez nos Jogos Pan-Americanos sob a bandeira da ODEPA.[24]
Em parênteses, o número de competidores de cada país.
Lista de países participantes

[editar]Modalidades

Além dos 26 esportes disputados nos Jogos Olímpicos, foram incluídos no programa de 2011 o rugby sevens, o raquetebol, a pelota basca,[25][26] o beisebol, o boliche, o esqui aquático, o caratê, apatinação sobre rodas, o softbol e o squash, o que leva a um total de 36 esportes. Se esportes como saltos ornamentais, que são considerados uma sub-divisão dos esportes aquáticos, forem considerados individualmente, o número total de esportes sobe para 40.[27] O futsal, que havia estreado nos Jogos Pan-Americanos de 2007 a pedido do Comitê Olímpico Brasileiro, foi excluído pelo COPAG.[25] O rugby sevens substituiu o futsal nos Jogos de 2011, aparecendo no programa dos Jogos pela primeira vez. O raquetebol e a pelota basca retornaram após não terem sido incluídos no programa dos Jogos passados. No total, haverão 361 eventos desportivos.[28] Assim como os Jogos Olímpicos, os Pan-Americanos tiveram etapas eliminatórias para cada esporte.[29] Quinze dos atuais 26 esportes olímpicos usarão os Jogos Pan-Americanos como etapa eliminatória para os Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres, no Reino Unido, tais como o handebol, a canoagem e o pentatlo moderno.[30]
Na lista abaixo, o número de eventos de cada esporte está entre parêntesis:
a  Modalidades não-olímpicas.

[editar]Calendário

As caixas em azul representam uma competição, ou um evento qualificatório de determinada data. As caixas em amarelo representam um dia de competição valendo medalha. Os números dentro das caixas representam a quantidade de medalhas de ouro distribuída por aquele esporte naquele dia. A coluna T representa o total de finais do esporte.[25]
● Cerimônia de abertura● Competições● Finais de competições● Cerimônia de encerramento
Outubro1415161718192021222324252627282930T
Cerimônias
Atletismo356910121147
Badminton235
Basquetebol112
Beisebol11
Boliche224
Boxe6713
Canoagem116412
Caratê24410
Ciclismo2232232218
Esgrima22222212
Esqui aquático369
Futebol112
Ginástica113511255G24
Handebol112
Hipismo112116
Hóquei sobre a grama112
Judô344314
Levantamento de peso3333315
Lutas4344318
Nado sincronizado112
Natação5545544234
Patinação sobre rodas2248
Pelota basca4610
Pentatlo moderno112
Polo aquático112
Raquetebol426
Remo45514
Rugby sevens11
Saltos ornamentais22228
Softbol11
Squash4116
Taekwondo22228
Tênis325
Tênis de mesa224
Tiro222312315
Tiro com arco224
Triatlo22
Vela99
Voleibol112
Voleibol de praia112
Total1114242119201823311718284344273361

[editar]Quadro de medalhas

O quadro de medalhas está classificado de acordo com o número de medalhas de ouro, estando as medalhas de prata e bronze como critérios de desempate em caso de países com o mesmo número de ouros.[31]











     País sede destacado.
 Ordem PaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeAmerica medals icons.svg
1USA Estados Unidos927965236
2CUB Cuba583543136
3BRA Brasil483558141
4MEX México424150133
5CAN Canadá304049119
6COL Colômbia24253584
7ARG Argentina21193575
8VEN Venezuela12273372
9DOM República Dominicana791733
10ECU Equador78924

[editar]Cerimônia de encerramento

A cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2011 ocorreu no dia 30 de outubro, a partir das 18:00 horas CST (00:30 UTC, 31 de outubro) no Estádio Omnilife em Guadalajara.[32]Como parte da tradição, a bandeira da ODEPA foi entregue ao prefeito da próxima cidade-sedeRob Ford de Toronto.[33]

[editar]Fatos e destaques


Kim Collins conquistou as primeiras medalhas de São Cristóvão e Névis em Jogos Pan-Americanos.
  • O mesa-tenista Hugo Hoyama se tornou o maior medalhista de ouro do Brasil nesta edição dos Jogos, após conquistar sua décima medalha. Na mesma edição, entretanto, seu recorde foi superado pelo nadador Thiago Pereira, que recebeu sua décima primeira medalha de ouro.[35]
  • Leonardo de Deus, estreante dos Jogos Pan-Americanos, recebeu sua medalha de ouro na natação e logo após foi desclassificado devido à sua touca ter mensagens de patrocinadores. Porém, os organizadores do evento foram convocados e sua medalha foi devolvida. O assunto chegou a um dos mais comentados no Twitter. Leonardo tornou-se também, um dos primeiros estreantes dos jogos a conquistar uma medalha de ouro.[36]
  • São Cristóvão e Névis conquistou suas primeiras medalhas na história dos Jogos. Foram duas medalhas de prata no atletismo, sendo que nas classificatórias para os 100 metros rasos, Kim Collins bateu o recorde pan-americano, baixando a marca para 10 segundos cravados.[37]
  • O nadador Brett Fraser, das Ilhas Cayman, conquistou a primeira medalha de ouro da história do país caribenho. Na prova dos 200 metros livres o irmão de Brett,Shaune Fraser, ainda conquistou a medalha de bronze.[37]

[editar]Transmissão

As imagens do evento foram geridas pela International Sports Broadcasting (ISB).[38] No Brasil, a Central Record de Comunicação adquiriu os direitos de transmissão dos Jogos, tendo negociado a venda dos direitos para a internet com o portal Terra Networks.[39] Em relação aos demais canais de televisão do Brasil, só houve negociações com as emissoras de televisão a cabo SporTV, com a ESPN Brasil e com o BandSports, sendo que no entanto, não se chegou a nenhum acordo final entre as partes. A Sky México adquiriu os direitos de transmissão do evento para o MéxicoAmérica Central e Caribe.[38] A operadora irá transmitir 700 horas do evento, sem custos adicionais para seus assinantes.[38]
Os Jogos foram transmitidos para o resto do continente americano através das seguintes emissoras:

[editar]Uso ilegal das imagens

A Record, que adquiriu os Jogos com exclusividade para o mercado brasileiro, acusou a Rede Globo de usar de maneira ilegal as imagens do evento. A cerimônia de abertura foi exibida no Jornal Nacional, enquanto o Fantástico exibiu a vitória de César Cielo na natação. A Globo atribuiu as imagens à Organização das Telecomunicações Ibero-Americana (OTI). Um mês antes do início do evento, a Record enviou um comunicado às demais emissoras informando que era livre o uso das imagens, desde que contassem com a logomarca da emissora e com o texto "imagens cedidas pela Rede Record", o que não se verificou nas imagens veiculadas pela Globo.[41][42] O COPAG afirmou estar investigando o caso e disse estar trabalhando para que tal fato não se repita. A Globo, em sua defesa, disse que obteve as imagens através da agência Associated Press e informou estar "verificando com a agência se houve algum erro por parte deles",[41][42] porém, mais tarde, assumiu o erro.[45] A Record exibiu uma reportagem contendo uma notícia publicada no UOL, porém não exibiu o logotipo do portal, fazendo com que Mauricio Stycer, crítico do site, fizesse uma acusação semelhante à emissora que acusou a Globo, dizendo "A Globo usou imagens dos Jogos Pan-Americanos de forma irregular, mas dois dias depois, questionada pelo UOL, reconheceu o erro. Já a Record, 20 dias depois de exibir a reportagem do UOL Esporte sobre o assunto sem citar o nome e excluindo a logomarca do portal, insiste que não incorreu no mesmo erro de sua concorrente. O uso irregular pela Globo de imagens dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, noticiado em primeira mão pelo UOL Esporte, foi tema de uma reportagem de três minutos no “Jornal da Record” em 17 de outubro. Apresentada por Ana Paula Padrão, a matéria do repórter Luiz Gustavo acusou a Globo de “desrespeito à lei”, mas incorreu em pecado semelhante ao reproduzir o texto do UOL (“Record acusa Globo de piratear imagens do Pan”) sem citar o nome ou mostrar o logotipo do portal".[45]

Notas

  1.  Apenas a Universíada de Verão de 2011, realizada em Shenzhen, na China, contou com mais atletas.[3]

Referências

  1.  Terminan los trabajos del Comité Ejecutivo de ODEPA (em espanhol). COPAG. Página visitada em 9 de outubro de 2011.
  2. ↑ a b c d Grayson, Matthew (12 de abril 2011). Tuesday Talk -- Guadalajara 2011 Chiefs on Pan Am Construction Progress, Safety Concerns (em inglês). Around the Rings. Página visitada em 5 de maio 2011.
  3.  Universiade 2011 Shenzhen (em inglês)Site oficial. Página visitada em 15 de novembro de 2011.
  4.  Vienen Campeones del Mundo y Olímpicos (em espanhol). Sítio dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 (6 de outubro de 2011). Página visitada em 9 de outubro de 2011.
  5. ↑ a b c "Guadalajara will host the XVI Pan American Games in 2011", International Sports Press Association. Página visitada em 1° de junho de 2011. (em inglês)
  6.  Guadalajara Mexico to Host 2011 Pan American Games (2 de junho de 2006). Página visitada em 1° de junho de 2011. (em inglês)
  7.  Bill Lankhof. "Guadalajara Has What Toronto Lacks", 8 de maio de 2008. Página visitada em 5 de maio de 2011. (em inglês)
  8.  Structure of the Organizing Committee (22 de junho de 2009). Página visitada em 1 de junho de 2011. (em inglês)
  9.  Esperan que Juegos Panamericanos 2011 sean los mejores (10 de fevereiro de 2011). Página visitada em 13 de junho de 2011. (espanhol)
  10.  Travel by Mexico. "Belanova, Lorena Ochoa, Fernando Platas, Embajadores Panamericanos 2011", 12 de junho de 2011. Página visitada em 12 de junho de 2011. (espanhol)
  11.  COPAG (28 de fevereiro de 2011). Games Up in the Sky. Página visitada em 12 de junho de 2011. (em inglês)
  12.  COPAG (9 de junho de 2011). Pan American Games to Get Students Involved. Página visitada em 15 de junho de 2011. (em inglês)
  13.  COPAG (27 de novembro de 2009). Come and Meet the Official Mascot!Guadalajara 2011 Organizing Committee. Página visitada em 2 de junho de 2011.
  14.  Sam Steinberg (27 de novembro de 2009). Olympic Newsdesk -- WHO to Vancouver; 2011 Mascots; GlaxoSmithKline for 2012Around the Rings. Página visitada em 2 de junho de 2011.
  15.  Mascotes de pelúcia e medalha de ouro: desejos de ponteira no 1º Pan. GloboEsporte.com. Página visitada em 31 de outubro de 2011.
  16. ↑ a b c d VenuesGuadalajara 2011 - Comitê Organizador. Página visitada em 12 de junho 2011. (inglês)
  17. ↑ a b c d Pan Am Games Update June 2011Focus on Mexico (30 de maio de 2011). Página visitada em 16 de junho de 2011.
  18.  Marshall, Tom. "Manchester United to play Guadalajara at new stadium",guadalajarareporter.comGuadalajara Reporter, 8 de abril de 2010. Página visitada em 3 de agosto de 2011. (inglês)
  19.  Mendoza, Mardi. "Alistan inauguración 'insólita' de Juegos Panamericanos 2011",Informador.com.mx, 3 de setembro de 2010. Página visitada em 3 de agosto 2011. (espanhol)
  20. ↑ a b COPAG (15 de abril 2011). Pan American Spirit to Light up Mexico. Página visitada em 16 de junho de 2011. (em inglês)
  21.  Opening CeremonyTicketmaster (27 de maio de 2011). (em inglês)
  22.  FiveCurrents to Produce 2011 Pan American Games CeremoniesFive currents (9 de novembro de 2010). (em inglês)
  23.  Executive Board concludes first meeting of the new year. Comitê Olímpico Internacional (January 13, 2011). Página visitada em 3 de maio de 2011. (em inglês)
  24.  Em discurso, Antilhas dizem adeus às participações no Pan. Terra (11 de outubro de 2011). Página visitada em 31 de outubro de 2011.
  25. ↑ a b c UOL (11 de julho de 2007). Odepa inclui rúgbi e raquetebol e exclui futsal do próximo Pan (em português). Página visitada em 29 de novembro de 2007.
  26.  El Mundo (6 de novembro de 2009). La pelota vasca será deporte oficial en los Juegos Panamericanos 2011 (em espanhol). Página visitada em 29 de novembro de 2009.
  27.  COPAG. Sports ProgramGuadalajara 2011 - Comitê Organizador. Página visitada em 13 de junho de 2011. (em inglês)
  28.  What are the Pan American Games?Trinidad and Tobago Olympic Association. Página visitada em 12 de junho 2011. (em inglês)
  29.  Athletes Qualification Manual - XVI Pan American Games Guadalajara 2011. Virgin Islands Olympic Committee (3 de maio de 2010). Página visitada em 16 de junho 2011. (em inglês)
  30.  YOG Anniversary; Sochi Review; More Pan American Delay. AroundTheRings.com (15 de agosto de 2011). Página visitada em 15 de agosto de 2011. (em inglês)
  31.  Medallero (em espanhol). Página visitada em 15 de outubro de 2011.
  32.  Closing CeremonyTicketmaster (27 de maio de 2011). (em inglês)
  33.  Pan American RegulationOrganização Desportiva Pan-americana (27 de maio de 2011). (em inglês)
  34.  [1]
  35.  [2]
  36.  Leonardo de Deus quase perde o ouro por causa da touca (em inglês)Jornal do Brasil (18 de outubro de 2011). Página visitada em 18 de outubro de 2011.
  37. ↑ a b Velocista e irmãos nadadores fazem história no Pan de Guadalajara. iG (26 de outubro de 2011). Página visitada em 2 de novembro de 2011.
  38. ↑ a b c d [3] [ligação inativa]
  39.  Terra Networks (25 de Setembro de 2011). Terra transmitirá 200 horas de Pan-Americano em até 13 eventos (em português). Página visitada em 05/10/2011.
  40.  Folha Online (10 de agosto de 2008). Record fecha exclusividade para transmissão dos Jogos Pan-Americanos de 2011 (em português). Página visitada em 29 de novembro de 2009.
  41. ↑ a b c Record acusa Globo de piratear imagens do Pan (em português)UOL (17 de outubro de 2011). Página visitada em 18 de outubro de 2011.
  42. ↑ a b c Rede Globo usa imagens dos Jogos Pan-Americanos sem autorização (em inglês)R7(17 de outubro de 2011). Página visitada em 17 de outubro de 2011.
  43.  CBC offering extensive coverage of 2011 Pan Am Games (em inglês)CBC (29 de setembro de 2011). Página visitada em 15 de novembro de 2011.
  44.  Clancy, Michelle (18 de maio de 2011). ESPN Deportes launches new Spanish-language programming, more HD (em inglês). RapidTVNews. Página visitada em 15 de novembro de 2011.
  45. ↑ a b Stycer, Mauricio (7 de novembro de 2011). Record acusa Globo de pirataria, mas não reconhece exclusão da marca do UOL de reportagem (em português)UOL. Página visitada em 15 de novembro de 2011.

[editar]Ligações externas



Site de Origem