sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

África do Sul

A África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Índico, com 2.798 quilômetros de litoral. É uma democracia parlamentar, limitado pela Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano.

Globalização

Introdução

O nome deste blog, como todos já devem ter percebido é Globazine. Esta palavra é a mistura do significado de música em duas línguas: Glazba, em croata; e zene, em húngaro; juntando tudo fica Glazbazene.
Graças a todo esse falatório de encurtamento das distâncias e globalização, foi decidido que o nome do blog fosse parecido com esta palavra. Daí veio Globazine.

Veja abaixo um texto feito por Eliene Percília sobre “O que é Globalização”:

É a interligação do mundo. No século XX, surgiram novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vise e versa.

Esse processo atual de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. Tal expansão visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que é o que de fato move os capitais, produtivos ou especulativos, na arena do mercado. As guerras que sempre foram de caráter bélico, na idade contemporânea é cada vez mais econômica e o campo de batalha é o mercado mundial, altamente globalizado. A invasão atual muitas vezes se dá instantaneamente, on-line, via redes mundiais de computadores.

Outra visão típica da globalização é a dos especulativos de curto prazo, conhecidos como smart money (dinheiro esperto) ou hot money (dinheiro quente), pois são extremamente esquivos e insaciáveis por lucratividade, se movimentam com grande rapidez em busca de mercados mais interessantes.

Os fluxos de capitais produtivos, também conhecidos como investimentos estrangeiros, cresceram significativamente após a Segunda Guerra Mundial. O seu crescimento é a face mais visível da globalização. A maioria dos países empenha-se cada vez mais em atrair investimentos produtivos, porque geram riquezas e estimulam o crescimento econômico.

Os principais agentes da globalização da produção são as grandes corporações multinacionais. Segundo dados apresentados no relatório da UNCTAD, em 1998 já havia cerca de 53 mil corporações transnacionais, com 450 mil filiais espalhadas pelo mundo.