segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sonic the Hedgehog CD


Sonic CD é um jogo eletrônico da série Sonic the Hedgehog, lançado para Sega CD em 1993 e para PC em 1995.
Menu Principal do Jogo
A história se passa no Little Planet em quatro tempos diferentes: passado, presente, bom futuro e futuro ruim. O enredo se passa com Dr. Eggman criando Metal Sonic, réplica metálica do ouriço azul, que captura Amy Rose. Cabe a Sonic salvá-la e destruir o maligno robô.
O fim de cada fase se passa no tempo futuro, que pode ser bom ou ruim. Para que o futuro seja bom, Sonic tem que voltar ao passado, por meio das placas com a inscrição "Past" e tomando certos impulsos. Uma vez no passado, deverá achar uma máquina produtora de robôs e destruí-la, no primeiro e no segundo ato. Caso não consiga, ou consiga só em um dos atos, irá para o futuro ruim. Caso, por acidente, Sonic esbarre nas placas com a inscrição "Future" e acabe tomando o impulso para mudar de tempo, fatalmente irá para o futuro ruim já naquele ato, mesmo.

Fases

Palmtree Panic Zone (Zona do Pânico nas Palmeiras)
Uma fase de aspecto tropical, com montanhas e cachoeiras no fundo, similar à Green Hill Zone, do Sonic 1. O passado é semelhante ao presente, apenas com a mudança das cores. O céu, em vez de azul, é ciano-esverdeado. O futuro ruim é completamente industrializado e poluído, com o ar cheio de nuvens de dióxido de carbono e a água imunda, com resíduos de petróleo. O futuro bom também é industrializado, mas nesse caso o meio-ambiente é preservado e não há poluição.
Collision Chaos Zone (Zona da Colisão do Caos)
Uma fase cheia de molas, fliperamas, amortecedores e outros objetos de colisão. Lembra a Spring Yard Zone de Sonic 1 e a Casino Night de Sonic 2. Tem um dos chefes mais difíceis do jogo. No início da fase, Amy Rose é raptada por Metal Sonic. No passado, há poucos objetos de colisão. Boa parte da paisagem é tomada pelo mato, e o céu é alaranjado. O futuro ruim é uma versão cheia de máquinas enferrujadas e caindo aos pedaços. O futuro bom é uma região "high-tech", cheia de tecnologia e o cenário com tonalidades cambiantes entre o verde e o azul.
Tidal Tempest Zone (Zona da Tormenta das Marés)
Semelhante à Labyrinth Zone do Sonic 1, é uma área subaquática, com alguns tubos, robôs e pontos de colisão. No passado, é uma caverna subterrânea virgem, sem o menor resquício de presença humana. No futuro ruim, é uma fossa de esgoto. No futuro bom é um gigantesco aquário cheio de peixes e plantas aquáticas. É notável que o nível de água varia, sendo médio no passado, alto no presente e baixo no futuro.
Quartz Quadrant Zone (Zona do Quadrante do Quartzo)
Trata-se de uma jazida de pedras preciosas. Existem esteiras e tubos em todas as partes. No passado, é um pântano com alguns poucos indícios de existência de gemas. No futuro ruim é uma área de maquinaria coberta por sulfato de ferro. No futuro bom, é uma espécie de Nova Jerusalém, uma grande cidade de construções transparentes e pavimentada com ouro e pedras preciosas.
Wacky Workbench Zone (Zona das Bancadas Loucas)
Um laboratório de experimentos com eletricidade. A maior parte da fase acontece em plataformas móveis e praticamente não há piso sólido; uma vez sobre o piso, Sonic é projetado indefinidamente para o alto até que haja algum obstáculo. É a fase mais demorada para passar e a mais difícil de todo o jogo. No passado, é o mesmo laboratório, mas ainda em fase de construção - de forma a ser situada a céu aberto, diferente do teto treliçado no presente. No futuro ruim, parece uma fábrica abandonada em ruínas. No futuro bom, parece uma fábrica de brinquedos.
Stardust Speedway Zone (Zona do Circuito de Corridas Poeira Estelar)
Um circuito de corridas com vários dispositivos instalados no chão para aumentar a velocidade. A fase é noturna, o piso é adornado com formas que lembram instrumentos musicais, e o fundo é uma densa nebulosa de estrelas. No final da fase, há uma disputa de corrida com Metal Sonic. Ao vencer, Sonic liberta Amy Rose do cativeiro onde era mantida raptada. No passado, é uma cidade medieval com uma catedral em estilo gótico e plantações de uva adornando a estrada. No futuro ruim, é uma metrópole de terceiro mundo, sob um governo cleptocrático e uma densa nuvem de eletricidade. No futuro bom é um gigante parque temático, com a paisagem dominada pelas cores verde e magenta.
Metallic Madness Zone (Zona da Loucura Metálica)
A fortaleza secreta de Robotnik, cheia de obstáculos, serra-elétricas e armadilhas. No segundo ato, Sonic diminui de tamanho a certa altura. O terceiro ato é o maior de todo o jogo e também o único onde há um abismo mortal. No passado, a fortaleza está ainda em construção e tem crânios adornando o ambiente. No futuro ruim, é uma indústria desativa, e no futuro bom é uma indústria ativa e ambientalmente responsável.
O interesante é que, no final do terceiro ato, depois de Sonic derrotar Robotinik, Amy aparece do nada onde Sonic estava.

Trilha sonora

  • O jogo possui duas versões: japonesa e americana. O tema de abertura no Japão é "You Can Do Anything" (Toot-Toot Sonic Warrior) cantada por Utoku Keiko, na Versão americana é "Sonic Boom" (a curiosidade é que do mesmo termo é do golpe principal de Guile de Street Fighter II) de Pastiche, como também foi tocada uma outra versão para o encerramento após finalizar o jogo. Na versão japonesa, é tocada "Cosmic Eternity - Believe in Yourself" da Utoku Keiko.
  • A música-tema japonesa de Palmtree Panic Zone foi tocada no Sonic Adventure pelo Dreamcast, quando o jogo foi executado no período da passagem de 1999 para 2000, Sonic pega um anel dourado que estava escrito no centro: "Millenium 2000 Welcome" e começa a tocar a música da primeira fase de Sonic CD do japão.
  • A banda Crush 40 cantou a música tema americana da abertura no evento Sonic Boom 2011, que então poderia ser música-tema para o jogo Sonic Generations.

Relançamento

  • Este jogo é encontrado no Playstation 2 pela coletânea Sonic Gems, como também foi lançado no Nintendo Gamecube.
  • Em 2011, estará relançado para Xbox Live Arcade, Playstation Network, PC (relançado pela segunda vez), iOS, Android e Windows Phone 7. É muitas vezes especulado como a continuação direta de Sonic The Hedgehog 4: Episode 1.
Site de Origem