sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Xbox 360

Xbox 360

Xbox 360 é um console de jogos da sétima geração de consoles de videogames produzido pela Microsoft e lançado em 22 de Novembro de 2005 nos Estados Unidos, em 2 de Dezembro de 2005 na Europa e em 10 de Dezembro de 2005 foi lançado no Japão. É sucessor do XBox e segundo console da Microsoft, concorrendo com os consoles PlayStation 3, da Sony e o Wii, da Nintendo.
As características principais do Xbox 360 são o seu serviço Xbox Live que permite aos jogadores competir online, baixar jogos arcade, demos de jogos, trailers, shows de TV, música e filmes. O Xbox 360 também oferece acesso à serviços de streaming de mídia, tais como Netflix e ESPN nos EUA ou Sky no Reino Unido.
No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite. No dia 4 de novembro de 2010, oficialmente foi lançado a nova versão chamada de Xbox 360 S (popularmente conhecida como Xbox 360 Slim) juntamente com o exclusivo Sensor de Movimentos Kinect.

Lançamento

O Xbox 360 foi apresentado no programa Xbox Revelation também chamado de Xbox 360 Revelation na MTV em 12 de Maio de 2005, com detalhes a respeito do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3. No Brasil, o Xbox 360 é vendido oficialmente pela Microsoft desde 1 de dezembro de 2006 tornando-o o primeiro console de jogos a ser comercializado diretamente por seu fabricante no país.

 

Especificações de hardware

A nova versão tem três núcleos independentes cada um com capacidade para processar ate 29 threads simultaneamente - permitindo que diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem sobrecarregar o sistema. A grande quantidade de memória "do cache" acelerará o gerenciamento dessas operações.
A placa de vídeo da ATI representa uma nova geração do hardware da empresa, oferecendo mais poder do que seus produtos atuais. Os 512MB de memória do console são partilhados com o processador central, mais 10MB de memória exclusiva para a placa gráfica garantem que alguns aspectos mais importantes não atrasem todo o sistema. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders". Ele permitirá diversos efeitos especiais como simular aparência de pêlo, reflexos e outros pequenos detalhes que aumentam o realismo visual sem sobrecarregar o aparelho.
As interfaces de áudio e vídeo permitem (e, de fato, garantem) que todos os jogos ofereçam imagens da qualidade das TVs de alta definição e som Surround da mais alta qualidade. Essa padronização garante que todos os títulos explorem essa nova geração de aparelhos de áudio e vídeo.
O Xbox 360 utiliza um drive de DVD convencional que consegue ler discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3. O drive não é capaz de gravar, mas consegue ler discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, o console reproduz filmes, música e fotos. Através de uma ligação em rede com computadores utilizando compartilhamento de pastas, USB ou Wi-Fi (rede sem fios), o console poderá servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou leitor de MP3.
A integração do sistema online será ainda maior no novo aparelho, permitindo que mesmo usuários que não pagam pelo serviço Xbox Live tenham acesso a alguns dos seus recursos. A nova geração da rede traz microtransações (permitindo aos jogadores venderem seu próprio conteúdo), download de demos, vídeos e música e um sistema de perfis e comunicação extremamente melhorado.
Os comandos funcionam agora sem fios, e usam duas pilhas AA recarregáveis ou bateria adquirida separadamente. Usando as portas USB é possível recarregá-las através do próprio console (e o sistema até avisa quando a carga fica fraca). É possível jogar com o comando enquanto as pilhas recarregam, através da ligação USB. O comando em si é quase idêntico ao atual, apenas trocando os botões Preto e Branco por dois novos botões de ombro acima dos gatilhos L e R.

Acessórios oficiais

  • Xbox Live Vision
  • HDD 250 GB Vendido até agora em edições especiais e agora incluído no novo Xbox 360 Slim
  • HDD 120GB (Incluído na versão Elite)
  • HDD 20GB
  • HD-DVD Drive Externo (fora de linha)
  • Controle Sem Fio
  • Controle Com Fio
  • HeadSet Com Fio
  • HeadSet Sem Fio
  • Controle Remoto para Reprodução de Filmes
  • Faceplate Removível (apenas para o modelo antigo)
  • Cabo VGA
  • Cabo HDMI
  • Xbox 360 Wireless Networking Adapter (Adaptador de redes sem fios)
  • Xbox 360 Wireless Racing Wheel (Volante de corrida sem fio)
  • Xbox 360 Quick Charge Kit
  • Xbox 360 Play And Charge Kit
  • Xbox 360 Messenger Kit
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 64MB
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 512MB
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 256MB (Incluído na versão Arcade)
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 2G (expansivel por cartões SD)
  • Luminous Fish
  • Kinect (Sensor de detecção de movimentos)

Defeitos

O Xbox 360 está sujeito a numerosos problemas técnicos. Desde o lançamento do console, em 2005, usuários reportaram preocupação sobre a taxa de falha dos aparelhos. Para dar suporte aos clientes com consoles defeituosos, a Microsoft estendeu a garantia do aparelho para três anos, para erros que se incluem em "falha geral de hardware". Esta é reconhecida quando os três quadrantes ao redor do botão liga/desliga do console ficam vermelhos e piscando. O erro também é conhecido como "anel vermelho da morte" (Red Ring of Death) ou 3RLs (Three Red Lights - Três Luzes Vermelhas/Três Luzes da Morte). Em abril de 2009, a garantia se estendeu também para erros relacionados ao código E74. A extensão da garantia não cobre outros quaisquer tipos de falha que não geram esses específicos códigos de erro.
Esse problema ocorre por superaquecimento da GPU (3RLs) ou por falha da mesma GPU.
Desde que estes problemas surgiram, a Microsoft vem tentando modificar o console para melhorar sua confiabilidade. As modificações incluem uma redução no número, tamanho e lugar dos componentes, adição de epóxi nos cantos e nas bordas da CPU e GPU como cola para prevenir movimentos relacionados à placa durante muito calor, e um segundo dissipador de GPU. Ainda não está claro se estas modificações foram adicionadas apenas em consoles reparados pela Microsoft ou se elas também foram adicionadas a novos consoles. Porcentagem de defeitos: 10% dos casos.

Vendas

O Xbox 360 começou a produção em apenas 69 dias antes do lançamento. Como resultado, a Microsoft não foi capaz de fornecer sistemas suficiente para atender a demanda dos consumidores inicial na Europa ou América do Norte e muitos clientes potenciais foram incapazes de comprar um console no lançamento. Quarenta mil unidades apareceram no eBay durante a semana inicial de lançamento, 10% da oferta total.
Na E3 em Maio de 2006, Bill Gates anunciou que a Microsoft teria uma vantagem de 10 milhões de unidades até o momento que a Sony e a Nintendo entram no mercado.
As vendas acumuladas desde o lançamento do sistema até 30 de junho de 2007, foram previstAs para chegar a 12 milhões de unidades, abaixo 13-15 milhões de unidades estimado anteriormente. Sendo lançado um ano antes dos seus concorrentes, o Xbox 360 foi o líder de mercado em todo o primeiro semestre de 2007, no entanto, em 12 de setembro de 2007, foi noticiado pelo Financial Times que o Xbox 360 tinha sido ultrapassado pelo Wii em termos das vendas do console em todo o mundo.
Em 4 de outubro de 2007, após o lançamento do Halo 3, a Microsoft declarou que as vendas do Xbox 360 mais que dobraram em relação à média anterior. De acordo com o NPD Group, o Xbox 360 superou o Wii no mês de setembro, nos Estados Unidos, lançamento do Halo 3, que vendeu 3,3 milhões de cópias nos EUA em um período de 12 dias. O Xbox teve vendas de 528.000 unidades em setembro, enquanto o Wii teve vendas de 501.000 unidades.
Em 28 de maio de 2009, a Microsoft anunciou que as vendas ultrapassaram os 30 milhões de unidades, afirmando que 2008 foi "o melhor ano da história da Microsoft" também devido ao aumento de usuários do Xbox Live.
Em 06 de janeiro de 2011, a Microsoft declarou que o Xbox 360 vendeu mais de 50 milhões de unidades em todo o mundo durante a CES 2011. Eles também afirmaram que o Kinect vendeu cerca de 8 milhões de unidades, 3 milhões a mais do que o previsto, nos primeiros 60 dias no mercado. Eles também afirmaram que a Xbox Live agora tem mais de 30 milhões de usuários, isso torna 2010 como o melhor ano até hoje para o console Xbox.
Desde o início do ano, o console está no topo da lista entre os consoles domésticos, no mês de maio de 2011, foram vendidas 270 mil unidades. Já no mês de julho de 2011, ouve uma queda em relação ao mesmo período de 2010, mas o console ainda continua na liderança de mercado dos EUA com 45% de participação.

Kinect

Kinect (antes chamado de projeto natal pois o criador do Kinect Alex Kipman, brasileiro, nomeou com o nome de sua cidade Natal) é o nome do sensor de movimentos compatível com o Xbox 360. Foi anunciado pela primeira vez em 1º de junho de 2009 na E3 (Electronic Entertainment Expo). Este periférico habilita o usuário a controlar e interagir com o Xbox 360 sem a necessidade de um comando por um joystick. Ao invés disso, são usados gestos, sinais de voz e/ou objectos e imagens. O Kinect é compatível com todos os modelos actuais.O Kinect chegou nos EUA em 4 de novembro de 2010, no Brasil em 18 de novembro. Ao chegar ao Brasil, o Kinect ainda não teve reconhecimento de voz (que identifica a pessoa pela voz) em português, "ele terá de ser atualizado com o tempo", diz a Microsoft Brasil.

Site de Origem