segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Dimitri Sensaud de Lavaud

Dimitri Sensaud de Lavaud no aeroplano São Paulo, 1910.

Dimitri Sensaud de Lavaud (1882-1947) foi um engenheiro, inventor e aviador francês, nascido na Espanha e naturalizado brasileiro, que construiu o primeiro avião nacional e com ele realizou o primeiro voo da América Latina, na cidade de Osasco, São Paulo, no dia 7 de janeiro de 1910.

História

Dimitri Sensaud de Lavaud veio morar em Osasco no final do Século XIX. Trazido pelo pai, que veio ao país motivado por oportunidades de negócios , o jovem decidiu construir o que viria a ser o primeiro avião legitimamente brasileiro.
Além de aviador, Dimitri foi um inventor prolífico e um personagem importante do Século XX. Com mais de mil patentes registradas, ele revolucionou a indústria mundial de tubos metálicos e trouxe inovações a outras indústrias, como a automobilística e a própria indústria da aviação. Em 1927, em Paris, ele fabricou o Sensaud de Lavaud, um carro com câmbio automático, invenção que só iria se popularizar nos automóveis em fins do Século XX.
Preso pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, Dimitri foi acusado de colaborar com o regime de Adolf Hitler. Mesmo após ser inocentado, nunca recuperou a alegria de viver. Deprimido e empobrecido, Dimitri morreu em 1947.

Aeroplano São Paulo

Com o aeroplano "São Paulo", Dimitri chegou a uma altura de 3 a 4 metros do chão, percorrendo cerca de 105 metros em 6 segundos e 18 décimos. Na ocasião, seu feito foi divulgado amplamente pela imprensa, tornando-o conhecido. Mas, com o passar dos anos, a história foi completamente esquecida, e hoje muitos creditam a realização do primeiro voo latino-americano ao piloto mexicano Alberto Braniff (1884–1966).
Uma réplica do "São Paulo", está conservada no Museu Asas de um Sonho na cidade de São Carlos.

Wikipédia