terça-feira, 1 de setembro de 2015

O Aeroporto e as Engenharias

Bem, amigos do Globazine, vamos chegando para mais um post espetacular e, dessa vez, vamos falar um pouco de Engenharia.

No sétimo post do blog, depois de sua volta, falaremos sobre a importância das engenharias para o mundo de hoje em dia, mostrando as suas interligações, tomando como exemplo uma construção essencial para o mundo globalizado: O Aeroporto.
As várias vertentes que possibilitam que um aeroporto funcione se interligam de forma que, sem uma, a outra não consegue existir. A partir de agora, leia um breve texto com alguns exemplos que vão ilustrar essa ideia.

A primeira vista, um aeroporto pode ser interpretado como uma criação da engenharia civil. Essa interpretação não está errada, afinal um engenheiro civil foi o responsável por sua construção. Porém, também deve ser levada em conta a participação de várias outras engenharias para a realização deste projeto.
Interior do Aeroporto Francisco Sá Carneiro
A engenharia elétrica é a responsável por manter o aeroporto "ligado". Através dela, foi possível criar redes internas de eletricidade que mantivessem o aeroporto funcionando, suportando a demanda energética dessa grande construção.
Sistemas de Criação de Energia
A engenharia aeronáutica é a responsável por manter o aeroporto funcionando. Através dela, foi possível construir os aviões, grande motivo para a existência dos aeroportos. Essa engenharia trabalha para sempre melhorar os modelos de aviões, tornando-os mais eficientes e seguros.
Campus do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Nenhuma dessas engenharias teriam sucesso em seus projetos se não existisse a engenharia química. Pode-se afirmar que um avião sem combustível não pode voar e que um aeroporto sem aviões é no máximo um shopping. A engenharia química é aplicada na criação de combustíveis, para que estes se tornem mais duradouros e baratos, possibilitando viagens mais longas, com menos paradas e custos menores.
Imagem Ilustrativa - Química
Enfim, as várias engenharias existentes têm uma interdependência entre si, sobretudo a engenharia civil. Ela é uma das mais antigas engenharias e engloba alguns aspectos de várias outras. Por este motivo, é também a que mais precisa do apoio dessas outras engenharias e o aeroporto é uma prova disso.