quarta-feira, 1 de julho de 2015

Saiba como ocorreu a Guerra Fria

Bem, amigos do Globazine, vamos chegando para mais um post espetacular e, dessa vez, vamos nos aprofundar em um tema um tanto... frio.

No quinto post do blog, depois de sua volta, falaremos sobre guerra que nunca realmente aconteceu: A Guerra Fria.
A guerra entre os EUA e a URSS foi uma guerra diferente. Ocorreu no momento em que as bombas nucleares já estavam bem desenvolvidas. Pensando nessa frase, é de se imaginar que essa guerra tinha um grande potencial de destruição. Mas por que não houveram ataques?
Mas como que, em uma guerra, não houveram ataques? E por que se chama Guerra Fria? Ocorreu na Antártida? Como a guerra durou tantos anos, e como ela terminou? Se a Guerra Fria já foi assim, como seria a guerra quente?

No final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, houve um desentendimento entre a URSS e os EUA, devido ao seus planos de dominação de território. Vamos imaginar que os Estados Unidos queriam um mundo capitalista o a União Soviética queria um mundo comunista. E os dois pensamentos políticos se contrariam. Neste período aconteceram pequenos conflitos locais entre os aliados das duas nações, incluindo o Brasil, aliado dos EUA. Porém, nada a nível global.

Corrida espacial


Sabia que foi nessa época que aconteceu a corrida espacial? Talvez vocês não saibam que essa corrida aconteceu somente para provar quem era o melhor. Mas vocês sabem que os EUA ganharam a corrida, certo? Parcialmente, sim. Mas na verdade, a URSS enviou a primeira nave espacial tripulada ao espaço, o Vostok I. Porém, como nós sabemos, os EUA mandaram o primeiro homem à Lua. Por isso, é interpretado que os EUA ganharam.

O maior medo: As bombas nucleares


O pior dessa guerra, foi o medo e o perigo eminente das bombas atômicas. Todos os cidadãos viviam com medo, pois se qualquer mal entendido ocorresse entre os dois governos, poderia ser ativado uma bomba atômica. E naquela época, diferente da Segunda Guerra Mundial, haviam centenas de ogivas e bombas nucleares, uma mais potente que a outra.
Por exemplo, a Tsar bomba, a maior bomba nuclear já detonada, tinha 58 megatons, em torno de 58.000 kilotons. A bomba que explodiu em Hiroshima tinha 13 kilotons. Imagine se tivesse uma guerra nuclear? O mundo teria acabado. Mas não foi isso que aconteceu.

Nessa época, havia uma Ordem Mundial Bipolar, ou seja, somente dois governos tinham um poder econômico relevante: os EUA e URSS. Atualmente, há uma Ordem Mundial Multipolar.

A guerra é chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. Por isso não houve ataques, porque se houvesse, todos sairiam perdendo, e muito.

O Fim


A guerra terminou simplesmente porque a URSS faliu, devido a falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Depois de algumas quebras de contratos, em 1991, a União Soviética declarou a falência. E assim, o capitalismo foi implantado em vários países.

MAND, JACKGBA.