sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Steve Jobs

Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de Fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5 de Outubro de 2011) foi um inventor, empresário e magnata americano no sector da informática. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e director executivo da Apple Inc. Foi também diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e accionista individual máximo da Disney.
No final da década de 1970, Jobs, em conjunto com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica do utilizador guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.
Após perder uma disputa de poder com a mesa directora em 1984, Jobs demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de plataformas direccionadas aos mercados de educação superior e administração. A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Jobs de volta à companhia que ele ajudara a fundar, e ele serviu como seu CEO de 1997 a 2011, ano em que anunciou sua renúncia ao cargo, recomendando Tim Cook como sucessor.
Morreu em 5 de Outubro de 2011, aos 56 anos, devido a um cancro no pâncreas.

Juventude

Steve Jobs nasceu em San Francisco, filho de Joanne Simpson e do imigrante sírio Abdulfattah John Jandali. Os seus pais biológicos deram-no para adoção, pois não lhe podiam proporcionar condições para que Steve se formasse na universidade. Outra versão, no entanto, é que o pai de Joanne não queria o casamento e então ela teria decidido dar o bebé para adoção.
Foi adoptado por Paul e Clara Hagopian Jobs, que lhe deram o nome de Steven Paul. Quando completou 17 anos, entrou na universidade Reed College em Portland, Oregon e, depois de 6 meses, viu-se obrigado a abandonar a universidade, devido aos seus elevados custos.

Carreira

O começo da Apple

Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II. Com a Apple capitalizada pelos seus computadores "criativos" e simples, respeitada pela sua ousadia, a partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação de um projecto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projecto Macintosh, que ainda estava em suas cabeças e no papel. Este projecto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas (a chamada GUI) tudo isso accionado por um mouse - naqueles tempos os computadores só usavam o teclado - e uma prévia demonstração da tecnologia foi vista por Jobs numa polémica visita ao PARC da Xerox Corporation, o que lhe rendeu algumas acusações, sem provas concretas, de espionagem industrial, fato que ainda não foi totalmente esclarecido e ao que tudo indica o modelo do sistema da Xerox foi apenas uma inspiração que desencadeou a criação do primeiro Mac OS (o sistema operacional padrão nos Macintosh).
Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, o primeiro e único computador geral com recursos de desenho, tipografia, além de uma interface gráfica abundante. O lançamento do computador foi feito com um grande estardalhaço através de uma campanha publicitária exibida nos intervalos do Super Bowl, evento que atinge picos de audiência enormes. Este comercial de TV foi emblemático pela sua ideia criativa e já demonstrava uma certa rixa entre Apple e IBM. O anuncio faz uma analogia ao livro de ficção científica homónimo de George Orwell "1984".

Saída da Apple - 1985

Em 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa, e fundou uma outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1986, comprou a Pixar à Lucasfilm, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Na década de 1990, a Pixar sob liderança de Steve Jobs produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, Toy Story. No dia 24 de Janeiro de 2006 a Walt Disney Company adquiriu a Pixar por 7,4 mil milhões de dólares. A Disney/Pixar é actualmente o maior estúdio de filmes animados do mundo.

Retorno à Apple - 1997

Em 1996 a Apple, que estava a desenvolver um novo sistema operacional, comprou a NeXT Computer, de Steve Jobs, para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operativo. Com esta operação Jobs retornou para a Apple - que estava numa situação financeira frágil e a ponto de fechar - em 1997 como consultor. A companhia foi salva a tempo com a venda de 40% das acções à rival Microsoft, com uma ideia e um produto criativo de impacto introduzindo o iMac em 1998 com o novo sistema operacional o Mac OS 9. Com o passar dos anos a Apple readquiriu as acções da Microsoft, que evitaram a sua falência.
Depois do sucesso de vendas dos primeiros iMacs, preparou uma nova revolução, a de refazer o famoso Mac OS, criando uma nova e poderosa plataforma que uniu o poder e a estabilidade do sistema Unix com a praticabilidade e elegância do tradicional Mac OS. Em 2000 foi lançado o Mac OS X.
Sob a orientação de Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente depois destas inovações implantadas por ele e a sua equipe. O iMac foi o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, basicamente o plástico translúcido e colorido, o que decretou a morte da cor padrão para PCs (o bege), e a partir de então muitos deles passaram a usar este tipo de material nos produtos de informática em geral. Desde então, Jobs trabalhou muito em ideias criativas deste nível obtendo sucesso de vendas com elas.
Uma das suas inovações foi ramificar a Apple para além do seu mercado restrito da informática, passando a actuar na área dea electrónica, telecomunicações (iPhone), músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do reprodutor portátil de música iPod, integrado com a loja de venda legal de música pela Internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público pela sua leveza, praticabilidade, modernidade e simplicidade.
Em 2007 a Apple passou a comercializar telefones moveis, chamados de iPhone, com tecnologia de toque (baptizada de multi-touch por aceitar toques simultâneos); em 2008 lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G; em Julho de 2009 lançou o iPhone 3Gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores.
Em Junho de 2010, a Apple lançou o iPhone 4. Uma das maiores novidades, muito aguardada pelos utilizadores das versões anteriores, foi a possibilidade do multitask (execução de vários programas simultaneamente), além da câmara com 5 MP com flash, entre outras mudanças. O iPhone 4 foi alvo de polémicas, após alguns utilizadores (0,55%, de acordo com a própria fábrica) constatarem que, se tocado em determinado ponto (onde ficava a antena), o equipamento sofria queda de sinal. Poucas semanas depois, Steve Jobs apresentou-se publicamente em uma conferência, admitindo a existência do problema. Para contorná-lo, os utilizadores teriam duas opções: receber gratuitamente uma espécie de capa para evitar o toque na antena; ou então ir a qualquer loja da Apple para lhes ser devolvido o dinheiro.

MacWorld

Steve Jobs fazia anualmente palestras emblemáticas (Keynotes), nas MacWorlds, quando lançava as suas tão esperadas ideias para a Apple (e o público ficava muito frustrado quando não haviam novidades convincentes nestes eventos da Apple). Jobs e os seus parceiros apresentavam as novidades que a empresa lançaria em cada temporada. Muitas dessas novidades acabavam tornando-se tendência de mercado. No final de 2008, a Apple declarou que a MacWorld 2009 seria a última em que a empresa iria participar. Nesta edição do evento, Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produtos da Apple na época, foi o orador oficial.

Rivalidades

A rivalidade de Steve Jobs com Bill Gates, ex-presidente e principal accionista da Microsoft, já é elemento cultural do sector. Essa disputa pode ser verificada no filme produzido pelo canal de TV a cabo TNT, "Pirates of Silicon Valley" (Piratas do Vale do Silício, na versão em português), que aborda a biografia deles e das suas empresas, algumas vezes de forma exagerada. Podemos ver a disputa que existia entre eles e suas respectivas empresas muito antes de serem os ícones e "ídolos" que são hoje.

Pixar e Disney

Em 1986, Jobs comprou da Lucasfilm um estúdio de computação gráfica, o Pixar Studios, por 10 milhões de dólares. Com uma parceria estratégica com a Disney criou, produziu e lançou vários filmes em animação 3D de sucesso, tais como o Toy Story, Procurando Nemo, Ratatouille, "Up, Altas Aventuras" e o mais recente "Carros 2". Com a compra dos estúdios Pixar pelo grupo de comunicação e entretenimento Walt Disney, Jobs tornou-se o maior acionista individual da Disney, onde deveria ocupar um posto no conselho diretivo, segundo uma nota divulgada pela Disney no dia da aquisição, em Janeiro de 2006.

Renúncia

A 24 de Agosto de 2011, Jobs renunciou à presidência da Apple. Ele esperava permanecer como presidente da mesa de direção da empresa, recomendando em sua carta de demissão que Tim Cook fosse nomeado seu sucessor.

Morte

Steve Jobs morreu a 5 de Outubro de 2011 na sequência de um cancro no pâncreas, contra o qual lutava desde 2004. O anúncio foi dado pela família dele, que disse: "morreu em paz hoje". A empresa da qual ele foi fundador e CEO, a Apple, divulgou um comunicado separadamente anunciando a morte de Steve Jobs. No comunicado, lê-se: "Estamos profundamente tristes ao anunciar que Steve Jobs faleceu hoje. O brilho de Steve, sua paixão e força foram as fontes de inúmeras inovações que enriquecem e melhoram todas as nossas vidas. O mundo é incomensuravelmente melhor por causa de Steve. Os grandes amores da sua vida foram a sua esposa, Laurene e sua família. Nossos corações estão com eles e para todos que foram tocados por seus dons extraordinários."
Também a 5 de Outubro de 2011, o site corporativo da Apple recebia os visitantes com uma página simples mostrando o nome de Steve Jobs, o seu ano de nascimento e morte e um dos seus retratos mais famosos. Ao ser clicada, a imagem conduzia a uma página com um obituário que dizia: "A Apple perdeu um visionário e génio criativo e o mundo todo perdeu um ser humano incrível. Aqueles de nós que tivemos o privilégio de conhecer e trabalhar com Steve perdemos um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que só ele poderia ter construído e seu espírito será sempre a base da Apple."

Site de Origem

Xbox 360

Xbox 360

Xbox 360 é um console de jogos da sétima geração de consoles de videogames produzido pela Microsoft e lançado em 22 de Novembro de 2005 nos Estados Unidos, em 2 de Dezembro de 2005 na Europa e em 10 de Dezembro de 2005 foi lançado no Japão. É sucessor do XBox e segundo console da Microsoft, concorrendo com os consoles PlayStation 3, da Sony e o Wii, da Nintendo.
As características principais do Xbox 360 são o seu serviço Xbox Live que permite aos jogadores competir online, baixar jogos arcade, demos de jogos, trailers, shows de TV, música e filmes. O Xbox 360 também oferece acesso à serviços de streaming de mídia, tais como Netflix e ESPN nos EUA ou Sky no Reino Unido.
No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite. No dia 4 de novembro de 2010, oficialmente foi lançado a nova versão chamada de Xbox 360 S (popularmente conhecida como Xbox 360 Slim) juntamente com o exclusivo Sensor de Movimentos Kinect.

Lançamento

O Xbox 360 foi apresentado no programa Xbox Revelation também chamado de Xbox 360 Revelation na MTV em 12 de Maio de 2005, com detalhes a respeito do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3. No Brasil, o Xbox 360 é vendido oficialmente pela Microsoft desde 1 de dezembro de 2006 tornando-o o primeiro console de jogos a ser comercializado diretamente por seu fabricante no país.

 

Especificações de hardware

A nova versão tem três núcleos independentes cada um com capacidade para processar ate 29 threads simultaneamente - permitindo que diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem sobrecarregar o sistema. A grande quantidade de memória "do cache" acelerará o gerenciamento dessas operações.
A placa de vídeo da ATI representa uma nova geração do hardware da empresa, oferecendo mais poder do que seus produtos atuais. Os 512MB de memória do console são partilhados com o processador central, mais 10MB de memória exclusiva para a placa gráfica garantem que alguns aspectos mais importantes não atrasem todo o sistema. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders". Ele permitirá diversos efeitos especiais como simular aparência de pêlo, reflexos e outros pequenos detalhes que aumentam o realismo visual sem sobrecarregar o aparelho.
As interfaces de áudio e vídeo permitem (e, de fato, garantem) que todos os jogos ofereçam imagens da qualidade das TVs de alta definição e som Surround da mais alta qualidade. Essa padronização garante que todos os títulos explorem essa nova geração de aparelhos de áudio e vídeo.
O Xbox 360 utiliza um drive de DVD convencional que consegue ler discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3. O drive não é capaz de gravar, mas consegue ler discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, o console reproduz filmes, música e fotos. Através de uma ligação em rede com computadores utilizando compartilhamento de pastas, USB ou Wi-Fi (rede sem fios), o console poderá servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou leitor de MP3.
A integração do sistema online será ainda maior no novo aparelho, permitindo que mesmo usuários que não pagam pelo serviço Xbox Live tenham acesso a alguns dos seus recursos. A nova geração da rede traz microtransações (permitindo aos jogadores venderem seu próprio conteúdo), download de demos, vídeos e música e um sistema de perfis e comunicação extremamente melhorado.
Os comandos funcionam agora sem fios, e usam duas pilhas AA recarregáveis ou bateria adquirida separadamente. Usando as portas USB é possível recarregá-las através do próprio console (e o sistema até avisa quando a carga fica fraca). É possível jogar com o comando enquanto as pilhas recarregam, através da ligação USB. O comando em si é quase idêntico ao atual, apenas trocando os botões Preto e Branco por dois novos botões de ombro acima dos gatilhos L e R.

Acessórios oficiais

  • Xbox Live Vision
  • HDD 250 GB Vendido até agora em edições especiais e agora incluído no novo Xbox 360 Slim
  • HDD 120GB (Incluído na versão Elite)
  • HDD 20GB
  • HD-DVD Drive Externo (fora de linha)
  • Controle Sem Fio
  • Controle Com Fio
  • HeadSet Com Fio
  • HeadSet Sem Fio
  • Controle Remoto para Reprodução de Filmes
  • Faceplate Removível (apenas para o modelo antigo)
  • Cabo VGA
  • Cabo HDMI
  • Xbox 360 Wireless Networking Adapter (Adaptador de redes sem fios)
  • Xbox 360 Wireless Racing Wheel (Volante de corrida sem fio)
  • Xbox 360 Quick Charge Kit
  • Xbox 360 Play And Charge Kit
  • Xbox 360 Messenger Kit
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 64MB
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 512MB
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 256MB (Incluído na versão Arcade)
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 2G (expansivel por cartões SD)
  • Luminous Fish
  • Kinect (Sensor de detecção de movimentos)

Defeitos

O Xbox 360 está sujeito a numerosos problemas técnicos. Desde o lançamento do console, em 2005, usuários reportaram preocupação sobre a taxa de falha dos aparelhos. Para dar suporte aos clientes com consoles defeituosos, a Microsoft estendeu a garantia do aparelho para três anos, para erros que se incluem em "falha geral de hardware". Esta é reconhecida quando os três quadrantes ao redor do botão liga/desliga do console ficam vermelhos e piscando. O erro também é conhecido como "anel vermelho da morte" (Red Ring of Death) ou 3RLs (Three Red Lights - Três Luzes Vermelhas/Três Luzes da Morte). Em abril de 2009, a garantia se estendeu também para erros relacionados ao código E74. A extensão da garantia não cobre outros quaisquer tipos de falha que não geram esses específicos códigos de erro.
Esse problema ocorre por superaquecimento da GPU (3RLs) ou por falha da mesma GPU.
Desde que estes problemas surgiram, a Microsoft vem tentando modificar o console para melhorar sua confiabilidade. As modificações incluem uma redução no número, tamanho e lugar dos componentes, adição de epóxi nos cantos e nas bordas da CPU e GPU como cola para prevenir movimentos relacionados à placa durante muito calor, e um segundo dissipador de GPU. Ainda não está claro se estas modificações foram adicionadas apenas em consoles reparados pela Microsoft ou se elas também foram adicionadas a novos consoles. Porcentagem de defeitos: 10% dos casos.

Vendas

O Xbox 360 começou a produção em apenas 69 dias antes do lançamento. Como resultado, a Microsoft não foi capaz de fornecer sistemas suficiente para atender a demanda dos consumidores inicial na Europa ou América do Norte e muitos clientes potenciais foram incapazes de comprar um console no lançamento. Quarenta mil unidades apareceram no eBay durante a semana inicial de lançamento, 10% da oferta total.
Na E3 em Maio de 2006, Bill Gates anunciou que a Microsoft teria uma vantagem de 10 milhões de unidades até o momento que a Sony e a Nintendo entram no mercado.
As vendas acumuladas desde o lançamento do sistema até 30 de junho de 2007, foram previstAs para chegar a 12 milhões de unidades, abaixo 13-15 milhões de unidades estimado anteriormente. Sendo lançado um ano antes dos seus concorrentes, o Xbox 360 foi o líder de mercado em todo o primeiro semestre de 2007, no entanto, em 12 de setembro de 2007, foi noticiado pelo Financial Times que o Xbox 360 tinha sido ultrapassado pelo Wii em termos das vendas do console em todo o mundo.
Em 4 de outubro de 2007, após o lançamento do Halo 3, a Microsoft declarou que as vendas do Xbox 360 mais que dobraram em relação à média anterior. De acordo com o NPD Group, o Xbox 360 superou o Wii no mês de setembro, nos Estados Unidos, lançamento do Halo 3, que vendeu 3,3 milhões de cópias nos EUA em um período de 12 dias. O Xbox teve vendas de 528.000 unidades em setembro, enquanto o Wii teve vendas de 501.000 unidades.
Em 28 de maio de 2009, a Microsoft anunciou que as vendas ultrapassaram os 30 milhões de unidades, afirmando que 2008 foi "o melhor ano da história da Microsoft" também devido ao aumento de usuários do Xbox Live.
Em 06 de janeiro de 2011, a Microsoft declarou que o Xbox 360 vendeu mais de 50 milhões de unidades em todo o mundo durante a CES 2011. Eles também afirmaram que o Kinect vendeu cerca de 8 milhões de unidades, 3 milhões a mais do que o previsto, nos primeiros 60 dias no mercado. Eles também afirmaram que a Xbox Live agora tem mais de 30 milhões de usuários, isso torna 2010 como o melhor ano até hoje para o console Xbox.
Desde o início do ano, o console está no topo da lista entre os consoles domésticos, no mês de maio de 2011, foram vendidas 270 mil unidades. Já no mês de julho de 2011, ouve uma queda em relação ao mesmo período de 2010, mas o console ainda continua na liderança de mercado dos EUA com 45% de participação.

Kinect

Kinect (antes chamado de projeto natal pois o criador do Kinect Alex Kipman, brasileiro, nomeou com o nome de sua cidade Natal) é o nome do sensor de movimentos compatível com o Xbox 360. Foi anunciado pela primeira vez em 1º de junho de 2009 na E3 (Electronic Entertainment Expo). Este periférico habilita o usuário a controlar e interagir com o Xbox 360 sem a necessidade de um comando por um joystick. Ao invés disso, são usados gestos, sinais de voz e/ou objectos e imagens. O Kinect é compatível com todos os modelos actuais.O Kinect chegou nos EUA em 4 de novembro de 2010, no Brasil em 18 de novembro. Ao chegar ao Brasil, o Kinect ainda não teve reconhecimento de voz (que identifica a pessoa pela voz) em português, "ele terá de ser atualizado com o tempo", diz a Microsoft Brasil.

Site de Origem