quinta-feira, 28 de março de 2013

Sonic & Knuckles

Sonic & Knuckles foi um jogo eletrônico desenvolvido pela Sonic Team no Sega Technical Institute. Lançado pela SEGA, no dia 18 de Outubro de 1994.
Sucedeu Sonic 3 na saga Sonic The Hedgehog. Foi o último jogo para Mega Drive da mesma saga. 

Enredo

Ao fim de Sonic 2, o Death Egg (Ovo da Morte) de Eggman caiu na Ilha Flutuante (Floating Island, ou Angel Island. A ilha é esconderijo da Esmeralda Mestre e Eggman resolve usá-la para consertar a sua estação espacial. Ele então engana o guardião da esmeralda, Knuckles dizendo que Sonic deseja roubá-la. Então Knuckles passa a ajudar erroneamente Eggman (por isso muitos acham que Knuckles é um vilão, quando na verdade não é). Ao chegar na Ilha, Knuckles rouba as 7 Esmeraldas Do Caos de Sonic e as espalha pela ilha, obrigando-o a recuperá-las. Ao derrotar Eggman na "Base do Lançamento" (Launch Base), Sonic e Tails caem no "Vale dos Cogumelos" (ou "Colina do Cogumelo" -- Mushroom Hill). É onde começa o jogo Sonic & Knuckles. Sonic sabe que muitas das esmeraldas do caos estão escondidas na ilha, incluindo a poderosa Esmeralda Mestra, que é o motivo da ilha conseguir flutuar. Preocupado por saber que Robotnik tentará aproveitar o poder da Esmeralda para energizar o robosão Ovo da morte, para tentar deixar ele invencível! Sim, o mesmo robosão do Sonic 2, agora reformulado e mais poderoso! Sonic precisa chegar à fortaleza espacial do cientista para destruir seu plano maligno. Chegando no Vale dos Cogumelos, Sonic flagra Knuckles no portal da Esmeralda Mestra. Ao entrar no portal, Sonic perde todas as Esmeraldas do Caos, que são transformadas pela Esmeralda Mestra em Super Esmeraldas. Essas Super Esmeraldas permitem Sonic virar Hyper Sonic (com poderes novos) e Knuckles virar Hyper Knuckles (as Super Esmeraldas estão disponíveis apenas quando o cartucho de Sonic 3 é conectado no de Sonic & Knuckles, formando o jogo "Sonic 3 & Knuckles").

Jogabilidade

Em Sonic & Knuckles, não há a presença de Tails. Compensando a falta, entra, o até então vilão, Knuckles. Ainda assim, é possível jogar com a raposa pela tecnologia Lock-on, do qual será tratada mais adiante.
Essencialmente, o que há são dois jogos diferentes, dependendo do personagem que será escolhido. Os caminhos de Knuckles são diferentes dos de Sonic, sendo que um não pode acessar ao caminho do outro sem truques ou cheatcodes.
As habilidades também mudam entre Sonic e Knuckles. Assim como Tails, que possui habilidade de voo, Knuckles pode planar e escalar paredes. Knuckles possui velocidade semelhante a de Sonic e salto mais baixo. A jogabilidade de Sonic se mantém como em Sonic 3.
A forma super, assim como nos jogos anteriores, está presente neste e é obtida ao conseguir as sete esmeraldas. Um fato que chamou a atenção foi a presença de um Super Knuckles neste jogo.

Fases

Mushroom Hill Zone (Zona da Colina do Cogumelo)

Um vale super exuberante, semelhante à Angel Island Zone de Sonic 3. Esta fase possui cogumelos coloridos como principais itens de trasporte e até como obstáculos. Comenta-se que foi baseada em uma fase perdida de Sonic 2, Wood Zone. Sonic encontra Knuckles no segundo ato, que interfere em seu caminho, ativando uma espécie de ventilador. Depois de passar pelo chefão, aparece uma mini-fortaleza, onde Sonic (ou Knuckles) pula, passando para a próxima fase. De início, se chamaria Mushroom Valley Zone, como se vê na seleção de fases Sonic 3, mas o título foi mudado antes do lançamento. Chefe: Um robô lenhado no ato 1 e Eggman no ato 2: Com uma maquina que fica fugindo do Sonic e que se protege através de uma cerca com espinhos. Sonic se agarra na fortaleza aérea,qua é a próxima fase.

Flying Battery Zone (Zona da Bateria Voadora)

Nessa fase, os heróis estão dentro de um avião, semelhante à Wing Fortress de Sonic 2. Possui inúmeras armadilhas, como campos eletromagnéticos, espinhos metalizados e armas de fogo automáticas, há também falsas cápsulas de animais prisioneiros que Eggman colocou para atrapalhar Sonic em sua busca. Chefe: No ato 1, uma falsa cápsula robô com dois braços enormes para bater em Sonic, no ato 2 Eggman em uma maquina com espinhos na qual ele brinca de pular corda com Sonic, para derrotá-lo. Sonic se jogará da base, e chega na próxima fase.

Sandopolis Zone (Zona de Sandópolis)

Diferentemente da primeira fase, é um deserto com loopings, cachoeiras de areia e muitas armadilhas. No segundo ato, os personagens entram em uma pirâmide e, além dos inimigos comuns, é necessário enfrentar fantasmas caso as luzes da pirâmide se apaguem. Isso faz com que as luzes tenham sempre de ser acesas, por alavancas espalhadas pelo ato. Os fãs consideram como uma das mais longas e difíceis da série. Pricipalmente o ato 2 que parece tão longo que as vezes pensamos que não tem fim, essa fase foi criada baseado no Egito. Chefe: No ato 1, uma estátua robô de pedra, que você tem derrubá-la na areia, golpeando-a na cabeça. No ato 2, Eggman dentro de uma estátua robô gigante. Comenta-se que esta seja uma reciclagem de Dust Hill Zone, outra fase excluída de Sonic 2.

Lava Reef Zone (Zona do Arrecife de Lava)

Após derrotar Robotnik e seu robô na galeria de Sandopolis, os personagens caem numa caverna impregnada de lava, onde caiu o Ovo da Morte. É possível vê-lo no fundo do cenário. No segundo ato, essa mesma caverna vira uma mina de cristais azuis, pelo congelamento da lava, mas quando se chega no chefe do segundo ato, quando o jogador controla o Sonic, o vulcão é reativado pelos motores do Ovo da Morte, e quando o jogador derrota Robotnik, o vulcão se transforma em mina de cristais azuis de novo. Para Sonic essa fase não é problema, mas para Knuckles é um grande martírio, é mais facíl ele perder anéis do que ganhar. Chefe: Ato 1, uma mão com duas armas que atiram balas como uma metralhadora, no ato 2 Eggman com uma máquina que atira bombas e controla a lava vulcânica. Nesse chefe não é possível golpear a máquina de Eggman, o único jeito de derrotá-lo é deixando as bolas espinhentas acertarem a própria máquina.

Hidden Palace Zone (Zona do Palácio Oculto)

Uma fase de ato único. Segue o mesmo estilo da Lava Reef Ato 2. É onde estão escondidas as esmeraldas do caos, além da Esmeralda Mestra, ela possui ótimos gráficos lembrando realmente um palácio. Após uma luta contra Sonic, o equidna percebe que Sonic não é mau, e após Dr. Eggman roubar a Esmeralda Mestra os dois partem juntos para o próximo estágio. Para Knuckles, a fase não apresenta nada, só faz ele passar para o próximo ato. O título é uma reciclagem de outra fase perdida de Sonic 2.

Sky Sanctuary Zone (Zona do Santuário do Céu)

É a última fase para Knuckles. A batalha chega no céu, onde Sonic terá que enfrentar, por 3 vezes seguidas, a ameaça de Mecha Sonic. Também só possui um ato. Depois da batalha de Knuckles contra o Mecha Sonic, ele usa o poder da Esmeralda Mestra para virar Super Mecha Sonic. Chefe: Para ambos os personagens, Mecha Sonic.

Death Egg Zone (Zona do Ovo da Morte)

É a mesma última fase de Sonic 2, agora com muitas diferenças. Desta vez, a estação de Robotnik destrói Sky Sanctuary, e Sonic para dentro da própria Death Egg. Com 2 atos desta vez, agora a estação possui velocímetros no chão e armas eletromagnéticas. Na combinação lock-on entre Sonic 3 e Sonic & Knuckles, é a última fase para Tails. Chefe: Ato um um robô estranho com um olho só e cercado de bombas , no ato 2, o Sonic tem que enfrentar o Ovo da Morte de novo! Agora com a diferença que ele pode ter a ajuda de Tails! É a ultima fase do jogo na versão do Tails sozinho.

The Doomsday Zone (Zona do Dia do Juízo Final)

Somente acessível com Super Sonic, quando se tem as 7 esmeraldas do caos. Na borda do Death Egg, Robotnik ameaça Sonic, usando o poder da Esmeralda Mestra dentro de uma nave azul. Jogavél no espaço, com Sonic voando, Doomsday Zone abriu inspiração para as outras fases de outros jogos do Sonic, ondem elas seguem o mesmo estilo. O problema da fase é que, a cada segundo se perde 1 anel e quando não tiver nenhum anel, perde uma vida. Para continuar voando, Super Sonic precisa sempre estar coletando anéis no espaço, e evitar bater nas pedras para não perder velocidade. Ele tem de impedir o Robotnik que fugiu em um foguete a bordo do Ovo da Morte, que estava com a Master Emerald!

Special Stages

Entrando nos anéis gigantes espalhados pelas fases, assim como em Sonic 3, consegue-se entrar no estágio especial, que é um campo com esferas vermelhas, amarelas e azuis.
Para conseguir a esmeralda, é necessário coletar as esferas azuis. As esferas vermelhas colocam o jogador para fora do estágio, e as amarelas funcionam como molas.

Bonus Stages

Pegando um Poste de Estrela ou Checkpoint, é possível entrar numa das duas fases de Bônus. Para isso, é preciso no mínimo 25 anéis.
O primeiro estágio é o Slot Machine, um Cassino semelhante ao da fase Casino Night de Sonic 2 e que rotaciona como o estágio especial de Sonic 1.
O segundo estágio é o Glowing Spheres, em que o personagem rodea esferas de energia para alcançar itens como anéis, proteções e vidas.

Tecnologia Lock-On

O cartucho do jogo, além de funcionar sozinho, trabalha também com outros jogos criando combinações, através de uma tecnologia denominada Lock-On. Neste caso, Sonic & Knuckles age como um "pacote de expansão" (semelhante aos expansion packs da série The Sims), podendo ser combinado com Sonic 1, Sonic 2 e Sonic 3.
Combinando-o com Sonic 1 faz com que Sonic e Knuckles entre em vários níveis distintos de estágio especial no estilo de Sonic 3 e Sonic & Knuckles. Sua missão é pegar todas as bolas azuis para passar para o próximo nível. Este jogo é denomidado por alguns fãs como Get Blue Spheres, ou Blue Spheres. No começo, aparece apenas uma tela dizendo "No way? No way!" (algo como não tem nada aqui, pode desistir!), sendo que para ativar, é necessário segurar as teclas A, B e C.
Com Sonic 2, Knuckles assume o lugar de Sonic no enredo de Sonic 2 e torna-se jogável nas fases deste jogo, entretanto, Sonic e Tails, o modo 2 Playes VS e todas as outras opções são desabilitadas.
Com Sonic 3, jogam-se os dois jogos em sequência e com adaptações. A ativação do jogo em Lock-On torna-se vantajosa ao adicionar novas possibilidades, como tornar Knuckles jogável em Sonic 3 e Tails jogável em Sonic & Knuckles, além de poder salvar o progresso do jogo em Sonic & Knuckles, algo inédito até então.
Conectando ainda o game com qualquer outro jogo do Mega Drive, ativa-se o Get Blue Spheres, mas em uma determinada fase apenas (conforme o jogo que você acopla, uma fase exclusiva do Special Stage é jogável, se outro jogo for acoplado, outra fase exclusiva do Special Stage é jogável). Get Blue Spheres contém mais de 1000 fases diferentes de Special Stages, mas só acoplando o Sonic 1 em Sonic & Knuckles é possível jogar todas as fases exclusivas. Nenhuma das fases de Get Blue Spheres é um estágio especial de Sonic 3 e Sonic & Knuckles, independente do jogo acoplado (mesmo sendo o Sonic 1).

Versões em coletâneas

Em 1996, foi lançado para PC (Windows) o CD Sonic & Knuckles Collection. A coletânea apresentava os jogos Sonic 3, Sonic & Knuckles e o lock-on Sonic 3 & Knuckles, com músicas convertidas em formato MIDI. Os sons dos créditos de Sonic 3 e dos dois atos das fases Carnival Night, Icecap e Launch Base foram substituídos por outras diferentes. Coincidentemente todas as músicas substituídas são as que foram compostas por Michael Jackson, apesar de nenhuma fonte confirmar.
Mais tarde, já em 2002, foi lançado na coletânea Sonic Mega Collection para Playstation 2 e Game Cube juntamente com os outros jogos da série central.

Créditos

  • Produtor executivo: Hayao Nakayama
  • Produtor / Programador-chefe: Yuji Naka
  • Diretor / Designer de game-chefe: Hirokazu Yasuhara
  • Designers de game seniores: Hisayoshi Yoshida, Takashi Iizuka
  • Programadores seniores: Takahiro Hamano, Masanobu Yamamoto
  • Desenhista de personagens / Animador / Desenhista de cena: Takashi Thomas Yuda
  • Desenhistas de cena: Kunitake Aoki, Chie Yoshida, Tsuneko Aoki, Shigeru Okada, Satoshi Yokokawa
  • Compositores de música: Brad Buxer, Bobby Brooks, Darryl Ross, Geoff Grace, Doug Grigsby III, Scirocco, Howard Drossin, Michael Jackson
  • Equipe de Som da Sega: Bo, Sachio Ogawa, Milpo, Masaru Setsumaru, Tatsuyuki Maeda, Tomonori Sawada, Masayuki Nagao, Jun Senoue
Site de Origem