sábado, 30 de abril de 2011

Olímpiadas de 2016


Os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, oficialmente denominados Jogos da XXXI Olimpíada, serão um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil. A escolha foi feita durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, que aconteceu em Copenhague, Dinamarca, em 2 de Outubro de 2009. Os Jogos Paraolímpicos de Verão de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê. Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul.
O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016, e as Paraolímpiadas serão entre 7 e 18 de setembro do mesmo ano. O local de abertura e encerramento será o Estádio do Maracanã. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe, e foram aprovados durante a 121ª Sessão. O programa dos Jogos ainda poderá ser expandido, após o sucesso de novas modalidades incluídas nos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude realizados em Cingapura em 2010.

Processo de candidatura

O processo de eleição da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 ocorreu entre 2007 e 2009 e contou com a participação de sete cidades de três continentes. Outras ainda planejaram participar do processo, mas não se inscreveram.
Em 13 de setembro de 2007 encerrou-se o prazo de inscrições. Duas cidades da América (Chicago e Rio de Janeiro), duas da Ásia (Doha e Tóquio) e três da Europa (Baku, Madri e Praga) oficializaram a postulação. Em 4 de Junho de 2008 o Comitê Olímpico Internacional (COI) revelou o resultado das avaliações preliminares das sete cidades postulantes, eliminando Baku, Praga, Doha e tornando as quatro restantes em cidades candidatas: Rio de Janeiro, Madrid, Tóquio e Chicago.
A segunda fase começou com o Programa de Observação dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim. Depois de elaborar o seu livro de candidatura e receber a visita da Comissão Avaliadora do Comitê Olímpico Internacional, as cidades agora candidatas participaram, em junho, de um encontro, promovido pela primeira vez na história, com os membros do COI, que elegeriam a cidade-sede dos Jogos de 2016.
Em setembro de 2009, a Comissão Avaliadora divulgou o relatório com suas impressões sobre os projetos finalistas. Tóquio, a cidade que teve a nota preliminar mais alta, perdeu o favoritismo, principalmente devido aos baixos níveis de apoio popular que a candidatura recebia. Chicago sofreu com protestos internos e com problemas com as leis americanas. A candidatura de Madrid teve o projeto mais criticado, principalmente por causa da falta de clareza das leis antidoping da Espanha e da estrutura organizacional do comitê local. As críticas fizeram os representantes da candidatura fazerem mudanças drásticas em pouquissimo tempo, e, mesmo com o prefeito Alberto Ruiz-Gallardón já admitindo a derrota, o Parlamento Espanhol aprovou a alteração nas leis antidoping do país poucos dias antes da votação. O Rio de Janeiro, apesar de ter tido boas notas, teve problemas com a acomodação e os transportes. As avaliações foram consideradas equilibradas, não sendo possível até então apontar alguma cidade como favorita, nem pelo presidente do COI, Jacques Rogge, nem pelos membros da entidade, que tinham o direito de escolher a vencedora, assim como por órgãos de imprensa e sites especializados.

A eleição

A cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Verão de 2016 foi escolhida em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca, em votação durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional. Após as eliminações de Chicago e Tóquio, Madri e Rio de Janeiro chegaram à final,sendo que a vencedora foi eleita por maioria dos votos.
121ª Sessão
Comitê Olímpico Internacional
2 de outubro de 2009, no Bella Center, Copenhagen, Dinamarca.
Cidade Nação 1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada
Rio de Janeiro Brasil 26 46 66
Madri  Espanha 28 29 32
Tóquio  Japão 22 20
Chicago  Estados Unidos 18

Preparação

Na assembleia geral do COB do dia 22 de dezembro de 2009 foi fundado o COJOR,cujo presidente é Carlos Arthur Nuzman.O COJOR está em fase de aprovação pelo COI.

Locais de competição

A lista a seguir apresenta os locais de competição que estão confirmados nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro. Os eventos serão distribuídos em quatro regiões espalhadas pelo Rio. Os únicos eventos realizados fora da cidade serão as preliminares do futebol que ocorrerão em quatro cidades brasileiras.

Zona Barra

A maioria dos eventos será realizada na zona oeste da cidade, na região da Barra da Tijuca. Os locais marcados com PO estão na área do Parque Olímpico do Rio.
  • Centro Olímpico de TreinamentoPO: basquetebol, handebol, judô, lutas e taekwondo
  • Centro Olímpico de HóqueiPO: hóquei sobre a grama
  • Centro Olímpico de TênisPO: tênis
  • Velódromo Olímpico do RioPO: ciclismo de pista
  • Centro Aquático Maria LenkPO: polo aquático e saltos ornamentais
  • Estádio Olímpico de Desportos AquáticosPO: nado sincronizado e natação
  • Arena Olímpica do RioPO: ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim
  • Riocentro: badminton, boxe, halterofilismo e tênis de mesa
A sede do golfe ainda não foi definida. Os eventos desta modalidade poderão acontecer no Itanhangá Golfe Clube ou em um condomínio residencial, ambos localizados na região da Barra da Tijuca.

Zona Deodoro

Localizada no bairro de Deodoro, a região sediará sete modalidades:
  • Centro Nacional de Hipismo: hipismo
  • Centro Nacional de Tiro: tiro esportivo
  • Parque do Pentatlo Moderno: pentatlo moderno
  • Arena de Deodoro: esgrima
  • Parque Radical: BMX, canoagem slalom e mountain bike

Zona Maracanã

 

Localizada na Zona Norte do Rio, receberá cinco modalidades:
  • Estádio Olímpico João Havelange: atletismo
  • Estádio do Maracanã: cerimônias de abertura e encerramento e preliminares e finais do futebol
  • Ginásio do Maracanãzinho: voleibol
  • Sambódromo da Marquês de Sapucaí: tiro com arco e chegada da maratona
  • Estádio São Januário: rugby

Zona Copacabana

Esta região, conhecida mundialmente pelas praias, receberá oito modalidades disputadas ao ar livre:
  • Lagoa Rodrigo de Freitas: canoagem velocidade e remo
  • Praia de Copacabana: maratona aquática, triatlo e voleibol de praia
  • Marina da Glória: vela
  • Parque do Flamengo: ciclismo de estrada e marcha atlética
A sede do golfe ainda não foi definida. Os eventos desta modalidade poderão acontecer no Gávea Golfe Clube, localizado nesta região da cidade.

Áreas não esportivas

  • IBC/MPC
  • Praia Olímpica
  • Vila de Mídia
  • Vila Olímpica

Fora do Rio de Janeiro

Quatro cidades, escolhidas a partir das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, receberão as partidas preliminares do futebol:
  • Estádio da Fonte Nova (Salvador)
  • Estádio Nacional de Brasília (Brasília)
  • Estádio Mineirão (Belo Horizonte)
  • Estádio do Morumbi (São Paulo)

Marketing

O processo de escolha da logomarca dos Jogos Olímpicos de 2016 reuniu 138 agências brasileiras. Na reta final, apenas oito continuaram no páreo. Após passar pelo crivo de uma comissão julgadora de 12 membros, o desenho criado pela agência carioca Tátil foi o vencedor.
O lançamento da logomarca ocorreu no dia 31 de dezembro de 2010 na festa de reveillon, em Copacabana.. Às 22 horas, a cantora Daniela Mercury chamou ao palco da festa a medalhista olímpica Maurren Maggi e outros atletas para juntos revelarem a logomarca. Estiveram presentes na festa, assistindo de camarote o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacioanal), Jacques Rogge, o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Artur Nuzman, o governador de Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva e a coordenadora da comissão do COI, Nawal El Moutawakel.
A logomarca é representada pela união de três figuras humanas unidas pelas mãos e pés nas cores verde, amarelo e azul. O símbolo, que pela primeira vez na história é tridimensional, representa o abraço que só o brasileiro e o carioca, com sua cultura acolhedora e receptiva, pode dar, o Pão de Açúcar, cartão postal mais famoso do Brasil e do Rio de Janeiro, e entre outras interpretações os números que formam 2016 e a palavra RIO.[21]
A logomarca tem provocado alguma controvérsia com a mídia brasileira que aponta semelhanças entre ela e o logotipo utilizado pela Fundação Telluride no Colorado e com a pintura de Henri Matisse, La Danse. Os projetistas afirmaram que as semelhanças entre os três são mera coincidência.

Transmissão

Os direitos de transmissão no Brasil foram concedidos pelo COI à proposta conjunta feita pelas Organizações Globo e o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Posteriormente, as emissoras autorizaram a revenda dos direitos de televisão aberta para outras interessadas, sendo a única a Central Record de Comunicação. A Globosat, que fez parte do consórcio formado pela Rede Globo e pela Rede Bandeirantes, vai transmitir pela TV por assinatura.

Programa esportivo

O programa esportivo dos Jogos Olímpicos de 2016 terá 28 esportes totalizando 38 modalidades. Ao contrário das edições anteriores, duas vagas estavam abertas para novos esportes, já que o beisebol e o softbol tinham sido eliminados do programa para os Jogos de Londres. O Comitê Executivo, após resultado de uma consultoria, anunciou os sete finalistas para estas duas vagas. Quatro deles já estiveram em edições anteriores de Jogos Olímpicos: beisebol e softbol (excluídos do programa em 2005), golfe (presente nos Jogos de 1900 e de 1904) e rugby sevens, uma variação do rugby presente nas edições de 1900, 1908, 1920 e 1924. Completaram a lista de esportes-candidatos a patinação (patinação de velocidade em linha), o caratê e o squash. As respectivas federações fizeram suas apresentações para os mesmbros do COI em junho de 2009.
Em agosto, o conselho executivo inicialmente aprovou a inclusão do rugby sevens, por maioria de votos, eliminando assim, patinação e squash da disputa. Entre os três restantes (golfe, caratê e softbol) o conselho escolheu o golfe. A decisão sobre os dois esportes restantes foi feita em 9 de outubro de 2009, no último dia da 121ª Sessão do COI em que a cidade do Rio de Janeiro foi eleita como sede. Pela primeira vez os novos esportes foram aprovados por uma maioria simples.
Os membros do COI votaram para inclusão do rúgbi (63 votos a favor, 27 contra e duas abstenções) e do golfe (81 votos a favor, oito contra e uma abstenção) no programa dos Jogos a partir da edição do Rio de Janeiro. Os outros 26 esportes também foram confirmados com uma grande maioria dos votos.
  • Athletics pictogram.svg Atletismo
  • Badminton pictogram.svg Badminton
  • Basketball pictogram.svg Basquetebol
  • Boxing pictogram.svg Boxe
  • Canoeing (flatwater) pictogram.svg Canoagem  (slalom e velocidade)
  • Cycling (road) pictogram.svg Ciclismo  (estrada, pista, BMX e Mountain Bike)
  • Fencing pictogram.svg Esgrima
  • Football pictogram.svg Futebol
  • Gymnastics (artistic) pictogram.svg Ginástica  (artística, rítmica e trampolim)
  • Golf pictogram.svg Golfe
  • Weightlifting pictogram.svg Halterofilismo
  • Handball pictogram.svg Handebol
  • Equestrian pictogram.svg Hipismo
  • Field hockey pictogram.svg Hóquei sobre a grama
  • Judo pictogram.svg Judô
  • Wrestling pictogram.svg Lutas
  • Synchronized swimming pictogram.svg Nado sincronizado
  • Swimming pictogram.svg Natação
  • Modern pentathlon pictogram.svg Pentatlo moderno
  • Water polo pictogram.svg Pólo aquático
  • Rowing pictogram.svg Remo
  • Rugby union pictogram.svg Rugby
  • Diving pictogram.svg Saltos ornamentais
  • Taekwondo pictogram.svg Taekwondo
  • Tennis pictogram.svg Tênis
  • Table tennis pictogram.svg Tênis de mesa
  • Shooting pictogram.svg Tiro
  • Archery pictogram.svg Tiro com arco
  • Triathlon pictogram.svg Triatlo
  • Olympic pictogram Sailing.png Vela
  • Volleyball (indoor) pictogram.svg Voleibol
  • Volleyball (beach) pictogram.svg Voleibol de praia
Site de Origem

Um comentário:

Exponha sua opinião;
Participe da comunidade;
Socialize;
Globalize.