segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O Início da Vida

Quando nosso planeta se formou, há mais de 4 bilhões e 600 milhões de anos, não havia vida nele.Durante muito tempo, ele permaneceu quente demais, com a atmosfera cheia de gases tóxicos, os mares fervendo, raios solares mortais atingido a superfície, vulcões em erupção por toda parte, chuva constante e bombardeios por meteoritos.
Se voltássemos no tempo, encontraríamos na Terra um ambiente como o representado acima.

Ao longo de milhões de anos foram acontecendo mudanças no clima e nas características da atmosfera.A superfície da terra foi esfriando, os gases tóxícos da atmosfera foram sendo substituídos por gases não-toxícos, o ciclo da água foi se estabilizando e permitindo a formação dos oceanos, dos mares e dos lagos.
Acredita-seque os primeiros seres vivos surgiram nos mares primitivos.No início,eram micro-organismos que se alimentavam dos materiais existentes nos mares e oceanos.Depois, surgiram os micro-organismos que faziam fotossíntese.Com o passar do tempo, os seres vivos foram se modificando, dando origem a uma imensa variedade de tipos.Alguns foram extintos, outros sofreram mudanças, e surgiram as formas de vida que conhecemos e com as quais convivemos atualmente.
Será que as mudanças já terminaram?Apesar de não percebermos, a Terra e tudo o que existe nela continua sofrendo transformações...
Representação do tempo, desde a formação da Terra, há cerca de 4,6 bilhões de anos, até o presente.
A linha vermelha representa a origem dos humanos.


Mas como surgiu a vida na terra?

Há alguns séculos, surgiu entre os cientistas a idéia de que os primeiros micro-organismos teriam chegado à terra com meteoros, vindos de outros pontos do espaço.Todas as formas de vida tido origem extraterrestre!
Mas essa idéia não resolve o problema da origem da vida. Só o empurra para outro lugar do espaço.
As primeiras formas de vida podem ter sido trazidas por meteoros, vindos do espaço.

Durante o Século XX, alguns cientistas passaram a considerar a possibilidade do surgimento da vida a partir de material não-vivo.Eles fizeram experimentos representando as condições que existiam na terra primitiva e verificaram a possibilidade de formação de materiais que fazem parte da constituição dos seres vivos.
Os materiais que se formaram na terra primitiva teriam se acumulado nos mares e, ao longo de muito tempo, teriam se transformado, originando os primeiro seres vivos.
No início, esses seres eram bem simples, como alguns micro-organismos que existem até hoje.Mas, de lá pra cá, holve tempo e condições de se desevolveram formas mais complexas, como plantas e animais, entre os quais os humanos. Assim,todos os seres vivos da terra teriam tido origem em micro-organismos que surgiram há mais de 3 bilhões de anos.
Essa discussão indica que os cientistas voltaram a considerar possível o sugimento da vida a partir de material não-vivo, uma ideia que parecia abandonada desde Louis Pasteur e seus frascos de pescoço de cisne.
Isso evidencia uma característica da ciência: ela diz, muda, diz de novo, só que diferente... Uns problemas são resolvidos, outros logo aparecem.Uma ideia parece certa, quase todos concordam com ela até que surge uma outra, que parece resolver melhor o problema.
E a ciência continua: esclarecendo um assunto, fazendo novas perguntas...