quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Saturno


Sem dúvida Saturno é a maravilha do sistema solar, seus anéis visíveis com um telescópio de 60mm já encantam todos que o observam.
Em ordem de tamanho, Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar, assim como os outros gigantes gasosos, ele é uma imensa esfera de pó e gás, irradia duas vezes mais energia do que recebe do Sol, devido as suas gigantescas dimensões em sua órbita muito mais aberta do que os outros planetas, demora 29 anos para sua translação, já o dia o planeta dura apenas 10 horas terrestres.
O principal elemento de Saturno é sem duvida seus anéis, vistos com um binóculo simples. Até pouco tempo atrás, antes das voyagers, acreditava-se apenas em 4 anéis bem separados do planeta, mas depois das voyagers, se descobriu que são centenas de anéis que giram em torno do equador do planeta.
Principais características

Distância máxima do Sol ( milhões de Km )
1.507
Distância mínima do Sol  ( milhões de Km )
1.347
Distância média do Sol    ( milhões de Km )
1.427
Diâmetro equatorial ( Km )
120.000
Diâmetro polar ( Km )
107.520
Velocidade orbital ( Km/s )
9,6
Volume
75.200
Massa
9.250
Densidade ( em relação à água )
0,7
Gravidade
115
Temperatura ( centígrados )
-180 ( nuvens )
Atmosfera
hidrogênio, hélio
Satélites
20
Translação
29 anos
Rotação
10 horas
O planeta Saturno é sem dúvida alguma a Maravilha do Sistema Solar, e sua  observação oferece boas condições, mesmo estando o dobro da distância de Júpiter.
Com um telescópio de 60mm já é possível observar o planeta, inclusive seus anéis,  mas é com um Refletor de 200mm ou maior que começamos a observar o planeta no  seus detalhes, a divisão de Cassini e seus satélites já são visíveis
Saturno apresenta um achatamento de 1/10, possui temperaturas baixíssimas, de -150 C, seus anéis são formados de camadas de corpos de gelo, poeira de detritos, são verdadeiros satélites, seu sistema de anéis é constituído por mais de 100 concêntricos
Com aproximadamente 120 mil quilômetros de diâmetro, Saturno é o segundo maior  planeta do Sistema Solar (menor apenas que Júpiter). Encontra-se a uma distância média  do Sol de 1,5 bilhões de quilômetros, sendo assim o sexto por ordem de distância ao Sol.
Acima imagem dos anéis de Saturno, coloridos por computador para facilitar a identificação dos seus anéis concêntricos
É muito famoso pela presença marcante de anéis, mas devemos deixar claro que  não  é o único planeta a possuí-los . Todos os outros planetas gasosos (Júpiter , Urano  e Netuno) também possuem anéis, só que são mais tênues. Os anéis de Saturno são  formados por rocha e gelo.
Saturno possui cerca de 95 vezes a massa da Terra , e é formado basicamente por hidrogênio e hélio.
Assim como Júpiter , possui "faixas" (cinturões) de coloração diferenciada ao longo de sua atmosfera.
Neste planeta a temperatura média é de 120  graus Celsius negativos e ele é o que possui maior número de satélites, com 20 já  confirmados .

Site de Origem